Sistema de segurança interrompe assalto em Unidade de Saúde

Saúde
26/07/2010 17h09
Início > Notícias > Sistema de segurança interrompe assalto em Unidade de Saúde

Na madrugada desta segunda-feira, dia 26, assaltantes arrombaram a Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas, localizada no bairro Bugio. Os marginais conseguiram desligar a rede elétrica do prédio e tiveram acesso à unidade arrombando os portões do depósito do lixo hospitalar, que fica no fundo do prédio. Dentro da unidade, os assaltantes arrancaram pias, torneiras e levaram botijão de gás, fogão e o bebedouro da cozinha.  

O assalto foi interrompido graças ao sistema de segurança e à presença da Guarda Municipal no local. Os marginais conseguiram fugir deixando estragos e prejuízos. A unidade ficou inundada em função da retirada de tubos de conexão da rede de abastecimento de água. Parte dos documentos de controle de medicamentos, prontuários e livros de protocolos foram danificados.

Medidas  

O secretário Municipal de Saúde, Antônio Samarone, acionou logo cedo uma equipe da Logística, que fez a manutenção e reparos necessários para restabelecer o abastecimento de água. Foram recolocadas pias e conexões de água do gabinete odontológico e a descarga do banheiro. Também reforçaram e trocaram portas e cadeados. O coordenador da Rede de Atenção Básica, Geison Valença, acompanhou a equipe.   

A gerente da USF Lauro Dantas, Railena Macedo Vilanova, organizou um mutirão de limpeza com a participação dos funcionários. Ainda no turno da manhã, ela esteve na 2ª Delegacia Metropolitana e registrou Boletim de Ocorrência. Os policiais foram ao local e realizaram a perícia. A unidade atende a uma população de 28 mil pessoas, tem 88 funcionários, seis equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), três equipes de Saúde Bucal, três pediatras. Ao todo, a USF tem 14 consultórios, dois deles odontológicos.   

Controle Social

O incidente foi comunicado aos representantes da comunidade do Bugio. Railena Macedo solicitou as presenças das lideranças da Associação dos Moradores do Bugio, do Conselho de Segurança da comunidade e do Conselho Local de Saúde (CLS). "Esse assalto foi uma maldade e interrompeu o nosso trabalho. A unidade Lauro Dantas tem um papel importante na assistência do povo do Bugio. Junto com os conselheiros e associação de moradores vamos ampliar nossas ações de parceria para conscientizarmos a população a ajudar a proteger a unidade de Saúde", diz a gerente.

O presidente do CLS da USF Lauro Dantas, José Ailton Filho, tem a mesma opinião da gerente. "A população precisa estar mais conscientizada para proteger a unidade e denunciar esses fatos. Nós que também participamos do conselho de segurança da comunidade divulgamos os números da polícia do conselho. Sabemos que as pessoas temem fazer denúncias, porque geralmente esses assaltos partem de pessoas usuárias de drogas. Sabemos desse temor, mas precisamos juntos reverter essa cultura. A unidade é um prédio público e é importante para a assistência da nossa comunidade. Todos nós temos que fazer nossa parte para defender nossa unidade", diz o conselheiro.