Campanha de Enfrentamento ao Crack mobiliza unidade de saúde

Saúde
27/07/2010 16h52
Início > Noticias > 42558

Uma droga que atinge um número cada vez maior de usuários, independentemente da classe social, e não demora muito a torná-los dependentes. Assim é o crack, que atualmente vem sendo alvo de políticas públicas em todo o estado. Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 27, uma das etapas da Campanha Socioeducativa de Combate e Enfrentamento do Crack.

A ação aconteceu das 7 às 10h30 na Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada no bairro Santo Antônio, e contou com a participação da equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Industrial. "Essa é uma área onde o consumo do crack é alto, principalmente nas proximidades do CRAS. Uma campanha como essa que promove uma ação social em saúde e educação é muito bem vinda", disse a assistente social da USF Cândida Alves, Sônia Marlene Carvalho de Matos.

As atividades envolveram pessoas de todas as idades, usuários e funcionários da Unidade de Saúde. "Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, inclusive crianças. Buscamos transmitir informações sobre o poder de dependência da droga, os males causados por ela e como buscar tratamento", destacou a assistente social.

Além de palestras educativas, foi realizada uma panfletagem em frente à unidade de saúde. No próximo dia 6 de agosto, a Campanha Socioeducativa de Combate e Enfrentamento do Crack vai promover uma grande caminhada de conscientização. O ato começa na Praça da Bandeira e segue até a Praça Camerino. A mobilização terá o apoio de todos os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de Aracaju e dos CRAS da cidade.