PMA apresenta avanços no Fórum Nacional de Cultura

Funcaju
29/07/2010 15h50
Início > Noticias > 42584

O presidente e o diretor de cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoilson Leite e Alisson Couto, respectivamente, participaram do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, realizado Brasília (DF).

O fórum existe há mais de 15 anos e tem por finalidade articular e mobilizar gestores no sentido de desenvolver políticas, programas, projetos e ações de interesse comum das cidades associadas, além de promover estudos e intercâmbio de informações sobre a gestão e a economia da cultura.

Para os representantes da Funcaju, a participação no evento foi fundamental para a captação de recursos e o fortalecimento da política cultural em Aracaju. Além disso, o fórum foi uma oportunidade para apresentar as conquistas já alcançadas pelo município.

"O diálogo é fundamental para a implementação da política cultural em Aracaju. No fórum pudemos trocar experiências e buscar parcerias para ampliar e fortalecer o cenário artístico e cultural em nossa cidade", comentou o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.

Conquistas

Aracaju é uma das quatro cidades que está com o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) totalmente pronto. O SNC é um processo de articulação, gestão e promoção conjuntas de iniciativas na área cultural entre entes federados e sociedade civil, que resultará na estruturação de políticas setoriais em cinco subáreas: bibliotecas, museus, fomento às artes e promoção do patrimônio cultural matéria e imaterial.

A capital sergipana também está entre as 20 cidades piloto do país que terão acompanhamento a nível nacional para construção do Plano Municipal de Cultura. A ação será financiada e administrada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em parceria com o fórum dos secretários de Cultura das capitais.

Outra conquista divulgada e comemorada no fórum foi que Aracaju passou a fazer parte do programa ‘Culturas Urbanas e Economia Criativa', criado com objetivo de estimular a cultura urbana através de atividades voltadas ao design, moda, arquitetura e artesanato. O programa impactará diretamente as ações culturais e turísticas na cidade na Copa de 2014 e nas Olimpíadas 2016.

Além disso, houve a ampliação do número de pontos de cultura na capital sergipana, o que vem favorecendo e facilitando a produção e a difusão de bens culturais em várias localidades.

Convite

Ainda durante o fórum foi feito o convite ao Ministério da Cultura para a realização de um grande debate sobre as novas diretrizes de Direito Autoral em Aracaju, que proporcionará um maior entendimento dos produtores e realizadores locais sobre o tema. O convite foi aceito e a data ainda será definida.