Dentro da programação de eventos comemorativos aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nessa quarta-feira, 28, o Fórum Municipal da Criança e do Adolescente.
Durante o evento, foram selecionados 30 jovens para compor a Câmara de Adolescentes do Conselho Municipal de Aracaju. Os adolescentes escolhidos conduzirão debates relacionados ao ECA e ao Conselho Municipal, além de levar opiniões, sugerir pautas e fazer novas reivindicações.
Segundo o presidente CMDCA, Robson Anselmo, esse dia deve ser lembrado, pois marca o momento em que o adolescente deixa a instância de sujeito assistido para se tornar um sujeito ativo, munido de direitos. "Hoje é um momento de desafio para nós do Conselho, para o poder público e, principalmente, para esses jovens. Isso ocorre porque agora eles se colocarão como agentes propositores e abandonarão a posição de agentes meramente assistidos por políticas públicas", destacou.
De acordo com a integrante da Casa Santa Zita, situada no bairro Getúlio Vargas, Micaela Franciele Costa, o evento representa uma oportunidade ímpar. "As oportunidades vêm e vão e, quando vêm, nós temos que agarrar. Um evento como esse deve ser considerado de grande importância porque é a chance de discutirmos todos os nossos direitos e deveres", afirmou.