Escolas municipais recebem homenagens pelo Ideb

Educação
02/08/2010 18h13
Início > Noticias > 42626

O crescimento de dois décimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009 tem sido motivo de comemoração para professores, coordenadores escolares, pais e alunos da rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira, 2, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e técnicos da Semed saudaram com flores e placas de homenagens estudantes e profissionais de três das escolas que obtiveram as melhores pontuações: o Centro Educacional Ágape, localizado no bairro Siqueira Campos, e as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Olga Benário, no Santos Dumont, e Profª Maria Thétis Nunes, situada no bairro América. 

Considerando que o atual índice geral da capital sergipana é de 3.5 e que, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o índice esperado para 2009 era de 3.3 e 3.7 para o ano de 2011, é possível concluir que a educação municipal tem experimentado melhorias significativas. Tal evolução é atribuída ao trabalho dos profissionais envolvidos na educação de meninos e meninas da 1ª a 8ª séries ou do 2º a 9º anos, ao esforço da rede municipal em melhorar o aprendizado dos alunos e ainda ao compromisso dos pais em participar de todas as etapas do desenvolvimento dos filhos.

"O bom desempenho dos nossos alunos nas provas se deve ao compromisso de toda equipe pedagógica do Centro Educacional Ágape. Nós investimos nas práticas da leitura e da escrita, nas pesquisas e no reforço dos conteúdos, por isso esse reconhecimento é uma forma de valorizar o trabalho do professor e de estimular o interesse dos alunos", ressaltou a professora da 4° série, Maria Vilma Santana, que recebeu flores da secretária de Educação e comemorou com os colegas o recebimento da placa parabenizando a escola pelo índice de 4.8 no Ideb realizado em 2009.

Desempenho

Das 43 unidades de ensino fundamental da rede municipal, 36 participaram da última pesquisa do Ideb. Na avaliação, as escolas são divididas em dois segmentos: da 1ª a 4ª séries (ou 2º ao 5º anos) e da 5ª a 8ª séries (ou 6º ao 9º anos). O  Ideb é o resultado da Prova Brasil juntamente com os índices de repetência, aprovação e evasão escolar, ou seja, são levados em consideração a qualidade do ensino e o acompanhamento do aluno no sentido de incentivar a sua permanência na unidade escolar.

"É com muito prazer que a Semed vai até as escolas para congratular os alunos, professores e coordenadores. Esses meninos e meninas podem chegar em casa e comunicar com orgulho aos parentes e vizinhos que estudam numa escola de qualidade, que prima pela aprendizagem e pela formação de cidadãos", disse a secretária Tereza Cristina.

Na Emef Olga Benário, que atingiu o índice de 3.0 - o maior da rede municipal no 2° segmento do ensino fundamental -,  o professor de matemática José Claudemir de Menezes foi homenageado pelo esforço. "Esse é um trabalho de toda a equipe diretiva, que vem se destacando e mostrando bons resultados, afinal de contas, é através da educação e do trabalho conjunto que o município evolui", destacou o professor.

Evolução

Realizada nos anos ímpares, a pesquisa do Ideb ocorreu pela primeira vez em 2005, quando toda rede de ensino fundamental no país foi avaliada de surpresa. Há cinco anos, Aracaju teve um índice geral de 2.9 e, em virtude disso, o MEC estabeleceu metas para que em 2022 o Ideb atingisse 6.

Por conta dos bons resultados obtidos em 2009, outras unidades escolares do município também estão sendo homenageadas com faixas e divulgação em carros de som como forma de saudar a chegada de um novo ciclo de aprendizagem que, certamente, significará o alcance de índices cada vez mais promissores.