Alunos do NPD enfrentam desafio de produzir curtas em 48h

Cultura
04/08/2010 09h50

Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, três curta-metragens serão produzidos por alunos dos cursos de Roteiro e Direção ofertados pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Aracaju-SE | Programa Olhar Brasil. A gravação será viabilizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Os participantes terão 48 horas ininterruptas para produzir os curtas. A ideia de promover um evento nos moldes do 'kino caberet' (uma espécie de virada produtiva) surgiu da experiência vivida pelo professor Marcos DeBrito em Montreal, no Canadá. "Realizei este mesmo trabalho com mais de 200 pessoas, em 2007. Foram 48 horas de produção e exibição. Dá muito certo e é proveitoso. É a oportunidade que os alunos têm de desenvolver o olhar", explica.

Os vídeos terão em média cinco minutos e o tema é violência urbana. Os alunos estão livres para criar os gêneros, a história e os diálogos.  Para a aluna Chris Matos, será um grande desafio. "Estou entusiasmada com a proposta. Aproveitaremos o tempo da madrugada para aprender e colocar em prática o que desenvolvemos em sala de aula. O cansaço não irá atrapalhar", garante.

Colaboração

A iniciativa também conta com a colaboração dos alunos do curso livre de Trilha Sonora, ministrado pelo professor Fábio Cavalcante. De acordo com o aluno Matheus Ferreira, esta parceria estimula ainda mais a produção. "Sem a prática de nada adianta um curso de audiovisual. Quando estudamos e sabemos que o produto será utilizado a empolgação é outra", aponta.

O resultado dos trabalhos será exibido na sexta-feira, 6 de agosto, a partir das 19 horas, na sede do Núcleo, localizada na rua Lagarto, 2161, Salgado Filho. As produções serão apreciadas por pais de alunos e convidados. Ao final da exibição, uma comissão julgadora irá eleger o melhor curta-metragem.