PMA mobiliza gestantes para estimular amamentação

Saúde
04/08/2010 11h33

As Unidades de Saúde da Família (USF) da Prefeitura de Aracaju estão promovendo atividades de educação em Saúde para estimular as mulheres a amamentarem seus filhos. Nessa terça-feira, dia 3, no bairro Soledade, a USF Carlos Hardman, com apoio da comunidade, mobilizou mais de 200 usuários, incluindo dezenas de gestantes cadastradas. A programação especial marca abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Aracaju, comemorada de 2 a 8 de agosto.

Nesta quarta, 4, às 14h, as atividades acontecem na USF Eunice Barbosa, localizada na rua Beira Rio, bairro Coqueiral. A equipe da USF vai apresentar o vídeo 'Amamentação: muito mais do que alimentar a criança', e realizará também debates sobre o tema e sorteio de brindes entre servidores e comunidade.

De acordo com a pediatra Silvia Cruz, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Rede Amamenta Brasil estão conscientizando as mães e divulgando na comunidade os benefícios da amamentação para a saúde do bebê e da própria mãe. "O evento é muito interessante. A participação da comunidade nessas ações reforça esse caráter educativo e de prevenção às doenças", destaca a coordenadora da 8º Região da Rede de Atenção Básica (REAB) da SMS, Elisa França.

Amigas do Peito

As ações na USF Carlos Hardman foram marcadas por muita animação, com direito a lanche e música ao vivo. Além das gestantes, outra participação importante foi a do grupo Amigas do Peito, formado por mulheres que acompanham as gestantes após o parto. O grupo foi organizado no ano passado, após uma oficina da Rede Amamenta Brasil. 

"As mulheres que compõem o grupo Amigas do Peito têm boa relação com a comunidade e foram capacitadas. Elas incentivam as mães a alimentarem seus filhos de zero a seis meses exclusivamente com leite materno, sem o uso de chás nem mesmo água", diz a tutora da Rede Amamenta Brasil, Erilene Franklin.  

A gerente da USF Carlos Hardman, Avanize dos Santos, explica que a unidade de saúde é referência da Rede Amamenta Brasil na 8º Região da REAB, que integra oito unidades localizadas nos bairros Lamarão, Bugio, Jardim Centenário, Soledade e Veneza. De acordo com ela, o evento de ontem superou as expectativas "Foi muito gratificante presenciar a participação da comunidade, em especial a presença das gestantes", afirma. 

A gerente diz ter ficado satisfeita também com a participação dos trabalhadores da unidade e com a contribuição de agentes de saúde de outras unidades, como Ana Maria Santos, da USF Eunice Barbosa. A agente recitou uma poesia autoral intitulada 'O grande prêmio da amamentação'.

Rede Amamenta Brasil

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, na tentativa de aumentar a taxa de alimentação materna no país para melhorar a qualidade de vida das crianças e das próprias mulheres.