A cidade de Aracaju, ganhadora do Prêmio Brasil Sorridente 2010, vai receber em breve o consultório odontológico oferecido pela empresa Dabi Atlante aos municípios vencedores da premiação. O presente, concedido em parceria com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), deve chegar à capital sergipana no dia 5 de outubro, em reconhecimento ao trabalho que fez de Aracaju referência nacional em políticas de promoção da saúde bucal.
O Prêmio Brasil Sorridente foi disputado por 26 municípios de 14 estados, divididos em categorias de acordo com o número de habitantes. Aracaju teve o menor nível epidemiológico de cárie entre as 22 cidades concorrentes em sua categoria, passando à frente de capitais como Florianópolis e Fortaleza. Esse e outros índices positivos fizeram com que a capital sergipana conquistasse o primeiro lugar entre os municípios com mais de 300 mil habitantes.
"Apresentamos os melhores indicadores relativos ao número de habitantes por número de cirurgiões dentistas, número de equipes de saúde bucal e de saúde da família, de policlínicas e também centros especializados de odontologia", comemora a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Iucema Santos.
Ações
Para manter esses indicadores, o Programa de Saúde Bucal de Aracaju continua realizando ações de prevenção em escolas e creches municipais, além de promover capacitações e especializações voltadas às equipes de saúde bucal e de saúde da família. Neste mês de agosto, por exemplo, haverá atividades na Creche Dom Luciano José Cabral Duarte e na Escola Municipal Pierre Averan.