Prefeitura mantém serviço de reabilitação e captura de animais

Serviços Urbanos
09/08/2010 09h48

A população aracajuana tem à sua disposição um serviço 24 horas de captura e reabilitação de cavalos soltos na rua ou que estejam sofrendo maus tratos. O trabalho é executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e tem como objetivo recuperar a saúde de animais que transitam pela cidade e resguardar a segurança da população.

Com uma equipe de 23 funcionários, comandados por dois veterinários, o sistema funciona com a ajuda de dois caminhões que atendem a zona norte e sul da cidade, capturando uma média de 150 animais por mês. Os cavalos são levados a um curral apropriado, onde são tratados até que sejam recuperados pelos seus donos.

De acordo com o gerente de espaços públicos da Emsurb, Antônio Pereira, os pontos de maior incidência de animais soltos são os bairros Coqueiral, Lamarão, Soledade, Industrial, Mosqueiro e Coroa do Meio. "Os caminhões circulam por toda a cidade, mas definimos alguns locais onde o número de animais soltos é maior. Reforço também que as pessoas podem denunciar quando virem algum animal solto na rua, sofrendo maus tratos, ou com sintomas de intoxicação", explica.

Segundo o supervisor do curral da Emsurb, Paulo Gomes, ao chegar no curral, os animais capturados passam por uma avaliação médica e recebem alimentação. "Muitos animais chegam aqui com sintomas de intoxicação, principalmente, por terem ingerido veneno de rato. Aqui, eles são alimentados com farelo, tomam banho e são medicados", comenta o supervisor.

Recuperação

Os donos que tiverem seus animais apreendidos devem ir até o curral da Emsurb, localizado no bairro 18 do Forte, atrás do 28o Batalhão de Caçadores, munidos de Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Para retirar o animal do curral, o proprietário também deve pagar uma taxa de R$ 29,73. Quando o proprietário não se manifesta no prazo de 15 dias, os cavalos são doados para agricultores de projetos sociais residentes no interior do estado.

Disque-denúncia

Para denunciar casos maus tratos ou abandono de animais na zona sul, o cidadão deve ligar para 8802-2200. Já os casos ocorridos na zona norte podem ser comunicados à equipe da Emsurb através do telefone 8802-1200. Também podem ser utilizados outros canais de comunicação como o Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 284 1300, via twitter (@emsurb) ou e-mail (emsurb@aracaju.se.gov.br).