Coordenadores escolares debatem resultados do Ideb 2009

Educação
06/08/2010 17h25
Início > Noticias > 42694

Durante encontro realizado na manhã desta sexta, 6, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e o grupo de trabalho  (GT) formado por coordenadores gerais de unidades escolares discutiram assuntos relacionados ao desempenho das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/2009). A reunião serviu também para acertar os detalhes da cerimônia de premiação do ‘I Concurso Artístico-Literário da Rede Municipal de Ensino', que acontecerá na próxima terça-feira, 10, às 8h, no Ginásio de Esportes do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado no conjunto Augusto Franco.

Na ocasião, Tereza Cristina fez uma síntese demonstrativa dos resultados do Ideb e da Prova Brasil referentes a 2009, comparando com os índices alcançados nos anos anteriores. "Estamos na terceira edição do Ideb e comemoramos a melhoria do desempenho das escolas municipais. Algumas delas receberam homenagens dos técnicos da Semed, que entregaram flores, placas e fizeram a divulgação em faixas e carros de som. Mesmo com o crescimento de dois décimos no índice, ainda assim precisamos listar sem receios o que precisa ser melhorado", colocou a secretária municipal da Educação.

O diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, aproveitou o momento para passar todos os informes referentes à cerimônia de premiação do ‘I Concurso Artístico-Literário da Rede Municipal de Ensino'. "Teremos apresentações artísticas e culturais lideradas por um grupo de atores, além da distribuição de prêmios aos autores dos dez melhores trabalhos. Os ganhadores vão receber notebooks, mp4, celulares, micro system, bicicletas e medalhas de honra ao mérito", explicou Evilson Nunes.

Atividades

Na reunião, o coordenador pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, Acássio Santos, divulgou algumas ações desenvolvidas com a participação de coordenadores escolares, professores e alunos. "A estrutura organizacional fortalece a gestão escolar e o desenvolvimento da educação na escola. Entre as ações podemos enumerar as formações continuadas realizadas através de seminário interno, jornada pedagógica e roda de vivência", detalhou Acássio.

Para o coordenador geral da Emef. Presidente Vargas, Claudio Gomes, o funcionamento do GT dos coordenadores tem trazido melhorias para a comunidade escolar. "A ideia de promover encontros mensais para colocarmos em evidência nossas dúvidas, problemas e possíveis soluções é brilhante. Isso faz com que a comunicação entre os gestores flua da melhor forma, contribuindo para a qualificação do ensino na rede pública municipal", enfatizou o coordenador.