Equipes da PMA previnem e combatem poluição sonora

Serviços Urbanos
09/08/2010 12h25

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem combatido nas ruas da capital a poluição sonora, que hoje é tratada como problema de saúde pública. Ela ocorre quando, num determinado ambiente, o som altera a condição normal de audição, causando inúmeros danos à população, inclusive físicos.

A Emsurb tem uma coordenação de Controle e Combate à Poluição Sonora, que trabalha através da prevenção educativa e da ação direta de fiscalização e punição. "Trabalhamos com a fiscalização diária de bares, igrejas e lugares onde há uma concentração maior de pessoas. Toda a nossa ação começa a partir do incômodo causado ao cidadão comum. Por isso, a denúncia é fundamental para a nossa intervenção", declara o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira.

A fiscalização acontece inicialmente para verificar a denúncia. Caso a veracidade seja constatada, o responsável pelo excesso de barulho é notificado. "Primeiro fazemos uma notificação educativa, que dá um prazo de 48h para as adequações necessárias. E quando o caso não é de adaptação do espaço, fazemos a apreensão do equipamento de som", explica Antônio Pereira.

Parceiros

O trabalho da Emsurb é feito em parceria com outras instituições, como o Pelotão Ambiental da Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Guarda Municipal e Ciosp. "Essa política de interação qualifica o combate à poluição e ajuda na resolução dos problemas", ressalta Antônio Pereira.

Atualmente a Emsurb trabalha com dois aparelhos de medição do som com a devida certificação do Imetro, além de promover cursos de aperfeiçoamento para funcionários. As denúncias podem ser realizadas através dos telefones (79) 8802 1201 e 0800 284 1300.

Cuidados

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis - unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo; não gritar em locais fechados; evitar locais com aglomeração de pessoas conversando; ficar longe das caixas acústicas em shows; e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito intenso.