Estudantes da rede municipal entram na luta contra o Crack

Educação
09/08/2010 14h47

Os malefícios causados pelo uso de entorpecentes têm preocupado os estudantes, que aderiram ao ‘Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas', elaborado pela Prefeitura de Aracaju. Além de participarem da cerimônia de lançamento realizada no dia 3 de agosto no Hotel Parque dos Coqueiros, eles se comportaram como verdadeiros protagonistas juvenis na caminhada ocorrida na última sexta-feira, 6, que atraiu cerca de 10 mil pessoas e foi encerrada com um ato de celebração da paz na praça Fauto Cardoso.

"Na última semana, desenvolvi um trabalho sobre drogas, no qual meu grupo ficou responsável por obter informações sobre a cocaína. Com base nas pesquisas, toda a turma foi conscientizada sobre os prejuízos causados pela droga, que incluem efeitos negativos no organismo", explicou Franciele Melo Silva, aluna da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria.

Franciele é uma das alunas da rede municipal de ensino que mantêm diálogo aberto com seus pais para tratar da influência das drogas na juventude. "Minha mãe conversa comigo e com meus irmãos para que a gente não se envolva com pessoas que possam nos levar para esse caminho. Ela diz que na vida sempre teremos opções que nos levarão à felicidade plena", finalizou a menina.

O professor de Língua Portuguesa da unidade escolar, Marcelo dos Anjos, sempre se coloca à disposição para incentivar as discussões em sala de aula. "Já estamos promovendo reuniões pedagógicas, nas quais teremos como pauta a problemática das drogas e as formas de prevenção. Até a realização da ‘Caminhada contra o Crack', os alunos tratavam desse assunto em conversas informais. Agora, podemos declarar que participamos de uma iniciativa louvável, que desencadeará muitas outras na própria escola e na comunidade em que a mesma está inserida", explicou.

Mobilização

Durante a caminhada, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, se uniu aos alunos das demais unidades escolares que apoiaram a iniciativa: as Emefs. Anísio Teixeira e Professor Florentino Menezes. "Trata-se de uma ação que torna visível o interesse da Prefeitura de Aracaju em afastar a sociedade de males como o uso do crack. A Semed está fazendo a sua parte, sensibilizando alunos e professores da rede municipal de ensino para que essa temática seja discutida abertamente, gerando ampla conscientização", ressaltou Tereza Cristina, ao lembrar que no programa de formação continuada 'Horas de Estudo', professores e coordenadores escolares podem utilizar esse e outros temas transversais para desenvolver projetos pedagógicos.

Além da ‘Caminhada contra o Crack', os estudantes da rede municipal testemunharão o processo de implementação do ‘Programa Saúde e Prevenção nas Escolas', por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mediante ação conjunta com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), os alunos serão beneficiados com a oferta de atividades esportivas, oficinas de arte e geração de renda.

Serão realizadas também ações educativas, como gravação de um documentário a partir da experiência de alunos e ex-alunos do Projovem Urbano que tiveram experiência com o crack, concurso de rap com gravação de CD's com o tema ‘Viver sem crack é viver mais', produção e distribuição de cartilhas, envolvimento dos Conselhos Escolares na coordenação de ações de sensibilização sobre o enfrentamento do crack junto à família dos alunos e comunidade, promoção de palestras nas escolas e nas comunidades, e atividades informativas destinadas aos professores referentes ao uso de crack e outras drogas.