Samu Aracaju recebe novos equipamentos

Saúde
13/08/2010 16h22
Início > Notícias > Samu Aracaju recebe novos equipamentos

Melhorar a cada dia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 Aracaju) oferecendo aos usuários equipamentos novos, modernos e de alta qualidade. Essa é a prioridade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que está recebendo esta semana novos aparelhos para estruturar ainda mais as ambulâncias que realizam o atendimento na capital sergipana.

De acordo com a Coordenadora de Urgência e Emergência do Samu, Waneska Souza Barbosa, a partir de agora todas as Unidades de Suporte Básico (USB) estão equipadas com Keds (Dispositivo de Kendrick Extrication), que é um colete imobilizador da coluna cervical. Ele é aplicado ao dorso do paciente e possui duas abas laterais para a estabilização da cabeça e do tronco.

"O Ked é um equipamento essencial para auxiliar na retirada de vítimas de acidentes que ficam presas às ferragens de veículos, por exemplo", explicou Waneska. Antes apenas as Unidades de Suporte Avançado (USA) levavam o equipamento, agora ele está presente em todas as ambulâncias do Samu Aracaju.

A coordenadora explicou ainda que outra aquisição de extrema importância foi o Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento identifica o tipo de arritmia cardíaca e dá o diagnóstico se o paciente precisa ou não do choque, aumentando em cerca de 80% a chance de sobrevivência.

Cada minuto sem desfibrilar diminui em 10% a chance do paciente sobreviver, ou seja, em alguns casos, 10 minutos sem esse ‘choque' podem ser fatais. "Com ele poderemos fazer a reanimação de forma ainda mais eficiente. Esse aparelho é indispensável em alguns tipos de parada cardiorespiratória. Ele é obrigatório em aeroportos e agora está presente em todas as Unidades do Ssmu municipal" disse a coordenadora.

Além dos coletes e desfibriladores, todas as macas das ambulâncias também foram trocadas por outras mais eficientes e modernas, que, além de oferecer mais conforto ao paciente, irão facilitar o trabalho dos atendentes. Todas as unidades ganharam ainda oxímetros de pulso e aspiradores. "Agora só estamos esperando pelas pranchas e outros equipamentos menores, mas essas aquisições já auxiliam muito na melhora da qualidade do atendimento", declarou Waneska.

Novas ambulâncias

A coordenadora deu ainda outra boa notícia à população de Aracaju: o município irá receber três novas Unidades de Suporte Avançado. "As que estavam vindo para cá foram enviadas com urgência para Alagoas e Pernambuco por conta das chuvas que atingiram aqueles estados. Provavelmente, até o final de setembro, vamos poder contar com essas novas ambulâncias renovando completamente nossa frota", afirmou.

De janeiro a julho de 2010, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju atendeu a mais de 146 mil chamadas e efetuou 16 mil atendimentos, o que representa milhares de vidas salvas. Os números registrados atestam a excelência do trabalho realizado e o profissionalismo de todos os envolvidos no processo de atendimento.