PMA leva ações de prevenção à dengue para escolas

Saúde
11/08/2010 08h42
Início > Noticias > 42718

Formar pequenos multiplicadores no combate a dengue. É com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju está desenvolvendo uma ação educativa nas escolas municipais do bairro Siqueira Campos. A ação começou esse semana e vai levar a crianças a partir de seis anos noções sobre o que é a doença dengue, quais as formas de transmissão e como evitá-la. A primeira escola a ser visitada foi o Centro Educacional Ágape, localizado na Rua Espírito Santo.

Cerca de 180 crianças entre seis e 11 anos participaram da atividade entre os turnos da manhã e tarde. A programação contou com palestras e exibição de filme. "As crianças são multiplicadores por natureza, são mais atentas, curiosas. E quando dispõem de uma informação que venha cuidar da família e da casa deles pode ter certeza que eles vão ensinar tudo que aprenderam hoje", enfatizou a agente de saúde Sônia Santos, uma das comunicadoras responsáveis pela palestra.

Os ensinamentos chamaram a atenção da garotada por meio de uma linguagem lúdica e bem simples. Entre tantos rostinhos curiosos estava o da pequena Emille Santos, que revela o que mais lhe chamou a atenção. "Aprendi que o mosquito da dengue pode matar, por isso a gente deve olhar os vasos para não juntar água", lembrou a menina.

Para um dos facilitadores da ação educativa, o supervisor de agentes de endemias do bairro Siqueira Campos, Jean Carlos Moura, a atividade vem agregar o apoio dessas crianças na função de alertar os pais sobre pequenos cuidados a serem observados cotidianamente no combate e prevenção da dengue.

Potencial

"A criança tem um olhar ampliado, acreditamos que eles têm o potencial para repassar as informações aqui transmitidas. Ao chegar em casa eles vão alertar os pais e parentes próximos sobre aquele copinho descartável ou tampa de refrigerante que pode acumular água; sobre a importância de tampar as caixas d'água, colocar areia nos caquinhos de planta, entre tantas outras noções", destacou Jean Carlos.

A coordenadora pedagógica do estabelecimento educacional, Marize Araújo Souza, ressalta porque considera a iniciativa positiva. "Essa é uma ação importante não só por promover a informação, mas, sobretudo, por possibilitar o intercâmbio entre a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas na formação desses pequenos multiplicadores", pontuou.

O calendário das ações educativas de combate à dengue nas escolas tem sequência no próximo dia 13, na Escola Adventista de Aracaju. As escolas estaduais General Siqueira Campos e Rodrigues Dória e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas receberam as atividades nos dias 17, 18 e 20 de julho, respectivamente.