Telas de José Fernandes estão na Álvaro Santos

Funcaju
11/08/2010 08h00
Início > Noticias > 42733

Foi aberta na noite dessa terça-feira, 10, na Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS) a exposição ‘José Fernandes, 35 anos de pintura'. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e colecionadores. A mostra reúne 40 telas, sendo 24 delas inéditas. Entre as obras expostas estão peças cedidas por colecionadores e clientes do pintor. Quem ainda não o conhece verá na exposição, que segue até o dia 30 deste mês, um panorama da sua trajetória, e aqueles que já puderam ter contato com seu trabalho poderão rever uma mostra da produção do artista.

Músicos sergipanos garantiram a animação da noite. O primeiro a se apresentar foi Wilson Segal, seguido por grandes nomes do forró em Sergipe, como Erivaldo de Carira, Caçula do Forró, Zé Américo de Campo do Brito e Edgar do Acordeom. “É uma satisfação tocar aqui hoje porque, além de um amigo pessoal, Zé Fernandes é um companheiro na luta pelo reconhecimento do artista local”, disse Erivaldo de Carira.

Segundo o diretor da galeria, Luís Adelmo, a exposição também celebra a crescente valorização da arte no estado de Sergipe. “O direcionamento do nosso trabalho se deve à mudança da imagem do papel da arte, que antes era vista pela maioria das pessoas apenas como peça de decoração. Mas infelizmente viver da arte ainda é algo difícil, e por isso digo que Fernandes é um verdadeiro herói”, ressaltou.

Trajetória

Tendo iniciado sua carreira profissional aos 14 anos, o lagartense José Fernandes conviveu com nomes de destaque das artes sergipanas, entre eles Álvaro Santos, Luduvice José, Anselmo Rodrigues, Marcelo Ribeiro, além de Florival Santos, que se revelou um grande entusiasta de sua obra.

Hoje suas telas são reconhecidas pelo traço grosso, com a presença recorrente de corpos femininos, rostos, pombas em meio a paisagens e elementos regionais como cajus, que o fizeram reconhecido no meio artístico.