Alunos do Projovem Urbano participam de evento em Brasília

Educação
11/08/2010 10h20
Início > Noticias > 42734

Para nove alunos de Aracaju inseridos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) será sinônimo de celebração. Juntamente com jovens oriundos de mais de 10 estados brasileiros, eles estão sendo os grandes protagonistas da ‘1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano', que acontece nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

De acordo com o coordenador pedagógico municipal do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, a programação da Mostra inclui apresentações teatrais, de música, dança, artes circenses, debates sobre produção artística, palestras e seminários para os professores. Para ele, o evento representa um momento especial no processo de aprendizagem, por estimular diferentes formas de expressão e desenvolver as capacidades de criar, renovar, discutir e dialogar.

"As potencialidades dos jovens foram se mostrando no decorrer da aprendizagem e o interesse pelas expressões artísticas deu margem para a realização da ‘1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano'. Em Brasília, eles terão a oportunidade de mostrar seus talentos ,contemplar novas manifestações artísticas e aperfeiçoar a arte que já desenvolvem nos núcleos em que estão inseridos. Afinal, a mesma pode ser usada para tornar o jovem mais participativo e dinâmico no exercício de sua cidadania", defende Marcus Éverson.

Juventude e Participação

Resultado de uma ação integrada, voltada para o desenvolvimento de cidadãos com idade entre 18 e 29 anos, o Projovem Urbano tem como importante instrumento de integração do currículo o Plano de Ação Comunitária, desenvolvido, avaliado e sistematizado no componente curricular 'Participação Cidadã'. Com base nesse componente, os jovens se dedicam à construção de um mapa de desafios da comunidade e executam ações que refletem a experiência do trabalho cooperativo e a responsabilidade solidária.

Ao estabelecer como desafio a erradicação do preconceito no bairro Santa Maria, cinco alunas do Projovem Urbano inseridas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Diomedes Santos Silva resolveram criar o grupo ‘Girls da Dança: Juventude e Participação'. O momento de maior inspiração do grupo se deu após a análise da música ‘Rap da Felicidade', que acabou se tornando sua principal coreografia.

"Através da dança que traduz o ‘Rap da Felicidade', mostraremos que o Santa Maria também tem suas riquezas e peculiaridades. Além de ser o bairro mais populoso da capital sergipana, é onde se concentra o maior número de escolas, e isso pode e deve ser considerado um fator positivo, uma riqueza dos moradores. Temos ainda muito mais o que falar da nossa localidade, por isso nos sentimos motivadas em participar da Mostra", defende a aluna Rosângela Rosa dos Santos.

Protesto Verbal

Ao lembrar dos primeiros conhecimentos adquiridos no Projovem Urbano, o jovem Moisés José Santos, que também é idealizador do grupo ‘Protesto Verbal', não hesita em defender a sua forma de expressão artística. "Tenho minhas próprias opiniões acerca da vida e de como devemos usar o tempo que dispomos, por isso procuro transmitir mensagens de paz e otimismo, sempre mostrando a realidade e incentivando os jovens a não se envolverem com drogas, brigas ou qualquer outro mal que os desviem da responsabilidade cidadã", explica Moisés, autor do rap ‘Taí Mano' e muitos outros compostos durante sua participação no Projovem Urbano realizado na Emef. Jornalista Orlando Dantas.  

De acordo com Moisés, o rap ‘Taí Mano' surgiu após uma série de discussões sobre diversidade cultural, que culminou na realização de um grande evento realizado na Emef. Jornalista Orlando Dantas, tido como uma das ações da disciplina de Participação Cidadã ministrada pela assistente social e professora Silvana Marques. "Diante de tantas ações executadas após a elaboração do PLA, a mostra será o grande diferencial que impulsionará a adesão dos alunos ao conteúdo ministrado no Projovem Urbano. Seremos testemunhas de uma verdadeira ação de valorização dos talentos", conclui Silvana Marques.