A obtenção de 4.1 no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2009, foi motivo de comemoração para os meninos e meninas inseridos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, localizada no bairro Bugio. Nesta quarta-feira, 11 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Estudante, os alunos receberam a visita da secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que os congratulou pelo bom desempenho na avaliação.
"O Ideb é o resultado da Prova Brasil juntamente com os índices de repetência, aprovação e evasão escolar. Diante das análises, consideramos que a mesma está entre as quatro unidades de ensino da rede municipal com melhor desempenho na prova, o que traduz a qualidade da educação e o compromisso de professores e coordenadores com a permanência do aluno na unidade escolar", declarou Tereza Cristina.
Após a entrega de flores e placa de homenagem, uma salva de palmas foi dedicada aos estudantes Laise de Farias e Ítalo Oliveira, do 9º ano. Eles conquistaram o segundo e o terceiro lugar na categoria memórias literárias, do ‘I Concurso Artístico-literário da Rede Municipal de Ensino', cuja cerimônia de premiação aconteceu nessa terça-feira, 10, no Ginásio de Esportes do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado no conjunto Augusto Franco, também como forma de festejar o 11 de agosto.
Premiação
Ao lado dos professores que os orientaram na elaboração dos trabalhos, Laise e Ítalo receberam das mãos do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, um aparelho de som portátil e um aparelho celular, respectivamente. "No momento em que passei a lecionar na Emef. Manoel Bomfim encontrei um grupo de profissionais focado na elaboração de estratégias que viessem contribuir para a elevação da qualidade do ensino na escola. Diante dessa incumbência, trabalhamos no que deveria ser melhorado e cultivamos novas metas que, certamente, serão alcançadas", disse o professor Gilson Correia Mariano, que auxiliou o pequeno Ítalo na elaboração do texto de memória literária e por isso recebeu um aparelho de DVD.
Para a coordenadora geral da Emef. Manoel Bomfim, Anarlene Ferreira, o Dia do Estudante se tornou mais que uma data comemorativa. Para ela, é também sinônimo de orgulho por ter a certeza de que está atuando na profissão certa. "As alegrias que esses alunos têm proporcionado à equipe gestora da escola são inúmeras. Ao analisar as conquistas obtidas diariamente e o amplo reconhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido nesse espaço, posso declarar que trilhamos um bom caminho rumo a excelência educativa", observou com emoção a coordenadora.