Usuários, trabalhadores e a direção da Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto realizaram na manhã desta quinta, 12, a animada e concorrida I Feira de Saúde e Bazar do bairro Japãozinho. A ação foi uma grande festa, prestigiada pela comunidade que ajudou na organização do próprio evento.
Foram realizadas atividades de informação e combate a doenças, como dengue e hipertensão. Organizada pela dentista Cíntia Bianca, a equipe de Saúde Bucal montou minipalestras sobre prevenção a doenças bucais e distribuiu kits de escovação para crianças e adultos. "A Feira de Saúde foi muito importante, porque ampliou as ações de promoção e informação à saúde, como também para integrar a comunidade à unidade", ressalta o enfermeiro Helton Carlos Menezes.
Além de atividades de prevenção a doenças, os participantes puderam se divertir durante a feira com a apresentação do grupo de arte-educação 'A arte de prevenir', da Secretaria Municipal de Saúde, que provocou risos e prendeu a atenção das crianças com uma divertida peça sobre os cuidados com o lixo domiciliar no sentido de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, os presentes dançaram ao som de Josivan e Trio Pé de Serra.
Resultados
A líder comunitária e conselheira de Saúde, Genura Pereira, comemorou o resultado do evento. "Estamos muito felizes. Os esforços da gerente, da assistente social e o nosso valeram a pena. A feira e o bazar trouxeram alegria para nossa comunidade. Além disso, a população também ouviu as orientações dos trabalhadores da Saúde sobre como podemos prevenir muitas doenças", afirma Genura.
A unidade também recebeu a visita da coordenadora de Saúde da 6ª Região, Anaide Prado, e da gerente da USF Porto Dantas e representante do Sindicato dos Agentes de Saúde, Helenildes Gomes, que parabenizou a iniciativa da USF José Augusto Barreto que atende a uma população de aproximadamente 4.500 pessoas e fica localizada na Avenida Euclides Figueiredo, s/n, no bairro Japãozinho.
A renda obtida com o bazar será revertida para a própria comunidade. "A população adquiriu roupas e sapatos com preços a partir de R$ 0,50. Também foram comercializados tortas e refrigerantes. Com o dinheiro arrecadado, a comunidade decidiu comemorar o Dia das Crianças com uma festa bem animada", destaca a gerente da USF José Augusto Barreto, Jennifer Gomes.
Conselho
A realização da feira e do bazar só foi possível graças à reativação do Conselho Local de Saúde (CLS) por Jennifer Gomes e pela assistente social Geovana Santos. Em reunião promovida no mês de julho, ficou decidido que a unidade vai realizar ações coletivas mensalmente para estreitar as relações com a comunidade.
"Com a reativação desse conselho, os usuários podem ficar mais próximos da gestão, para juntos trabalharmos em prol da comunidade, fortalecendo a relação entre a unidade e os usuários e enfrentarmos juntos os desafios", declara a conselheira-gestora do Conselho Municipal de Saúde, Rita de Cássia Nascimento Luz.