Alunos da rede municipal são beneficiados com serviços de saúde

Educação
12/08/2010 18h27
Início > Notícias > Alunos da rede municipal são beneficiados com serviços de saúde

Nesta quinta-feira, 12, coordenadores, professores e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Augusto Savazine, localizada no bairro Cidade Nova, participaram da ‘I Feira de Saúde e Bazar', promovida por profissionais da Unidade Básica de Saúde José Augusto Barreto.

Na ocasião, 43 profissionais, entre eles, dentistas, assistentes sociais e enfermeiros, ofereceram diversos serviços para a comunidade. Orientações sobre educação em saúde bucal e higiene pessoal, verificação da pressão arterial e teste de glicemia fizeram parte da programação. Além disso, livros infantis, calçados e vestimentas foram oferecidos no bazar.

"Essas atividades socioeducativas têm como objetivo conscientizar os pais e as crianças através de palestras que abordam a saúde bucal, o cuidado com a alimentação e a vacinação, promovendo a integração da comunidade com os profissionais das unidades básicas de saúde. As informações são transmitidas de forma lúdica para que o público-alvo se torne multiplicador das informações", colocou a coordenadora geral da Emei José Augusto Savazine, Cristiane Costa.

Informações sobre o perigo das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e o combate à dengue, com mostra de larvas do mosquito e entrega de panfletos, serviram para orientar a comunidade. "A temática dengue será trabalhada devido ao índice elevado existente aqui na comunidade. Ampliar a parte de saúde com o bazar serve para chamar atenção dos pais, e incentivar as crianças, tanto na área da saúde quanto na educação, com os livros que estão sendo disponibilizados aqui. As crianças são os maiores canais de informações para passar para outras pessoas", explicou a assistente social da Unidade Básica de Saúde José Augusto Barreto, Jennifer Gomes.

Programação

Durante a programação, o grupo teatral ‘A Arte de Prevenir' da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) envolveu os participantes com esquetes e intervenções abordando a temática da dengue. "Colocar os cuidados com a dengue conscientizando a população de forma lúdica ajuda a prevenir essa problemática. Além disso, as crianças absorvem mais a mensagem com músicas e com diversão", afirmou o integrante do grupo, Adailton dos Santos.

Para a dona de casa Maria Silva, que acompanhou sua neta, Mariana Pereira, aluna da educação infantil, essa iniciativa vem beneficiar toda a comunidade. "Além de ser uma forma de lazer, esses serviços ajudam a população no combate e prevenção de doenças. Orientando, também, os pais a cuidarem de suas crianças de forma correta", ressaltou Maria Silva.