As 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Prefeitura de Aracaju abriram as portas nesse sábado, dia 14, para iniciar a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. Durante todo o dia, as vacinas também estavam disponíveis nos dois shoppings da capital sergipana. Ao todo foram vacinadas 26.817 crianças menores de 5 anos, o correspondente a 58,85% da meta, que é imunizar 45.567 meninos e meninos nessa faixa etária.
As doses continuam disponíveis até a próxima sexta-feira, 20, em todas as unidades de saúde no horário regular de expediente - das 7 às 17 horas. Pais e responsáveis devem lembrar de levar o cartão de vacinação da criança. Todos os meninos e meninas devem tomar a gotinha, mesmo aqueles que não tomaram a primeira dose.
A expectativa da Prefeitura de Aracaju é de que a mobilização para evitar que o vírus da pólio volte a circular no Brasil continue, assim como ocorreu no último sábado, quando várias unidades de saúde realizaram ações especiais e conseguiram atrair pais e crianças, com muita criatividade e parcerias.
A gerente da USF Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, Edvânia Silveira, comemorou o resultado da mobilização. "Com o esforço de nossas equipes, ultrapassamos a nossa meta de vacinação, que era de 730 crianças, e vacinamos 740", festejou a gerente. A unidade de saúde recebeu decoração especial para atrair os pequeninos, que também compareceram para receber kits de escovação do Programa Saúde Bucal e brinquedos arrecadados na comunidade.
A USF Augusto Franco também estava colorida com arranjos de flores e bexigas. Carrinhos de pipoca e algodão doce fizeram a alegria da criançada. Com tantos atrativos, as expectativas foram superadas. A unidade vacinou 1.807 crianças somente no primeiro dia. A meta é imunizar 2.750 meninos e meninas.
Participação
A consultora de informática Katiane Teles, que levou o filho de 4 anos para tomar a gotinha, parabenizou a iniciativa. "Eu moro em Aracaju há seis anos e sempre que venho aqui sou muito bem recebida. A gerência é criativa, sempre faz atividades para estimular nossa presença na unidade", conta.
A servidora pública Marinês Mendonça, acompanhada da filha Rafaela de 1 ano e 4 meses, também elogiou as atividades desenvolvidas para atrair a criançada. "Nas campanhas de vacinação, a USF Augusto Franco faz com que as crianças se divirtam, promovendo brincadeiras e enfeitando a unidade", observou a usuária.
Pantanal
A gerência da USF Ministro Costa Cavalcante, além de decorar a sede da própria unidade, estreitou a parceria com uma ONG para estimular a vacinação na comunidade do Pantanal, localizada no conjunto Inácio Barbosa. A unidade conseguiu imunizar 580 crianças. O número foi atingido graças à montagem de um posto volante no Galpão de Tia Dora, da ONG Consenso Humanitário para Arte e Movimento em Aracaju (Chama). "Nossa relação com a ONG fortalece nosso vínculo com a comunidade do Pantanal", disse a gerente da USF Costa Cavalcante, Nancy Maria Nunes.
"A parceria entre a ONG e a SMS tem sido de fundamental importância para essa comunidade. A unidade desenvolve atividades de informação em Saúde e juntas reunimos e atendemos as famílias cadastradas no Bolsa Família", afirmou tia Dora, fundadora da Chama, que desde 2006 realiza oficinas de arte, música, dança e esporte para os moradores da localidade.