Programa DST/Aids realiza palestra para trabalhadores

Saúde
17/08/2010 09h51
Início > Notícias > Programa DST/Aids realiza palestra para trabalhadores

A equipe do Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju participou nessa segunda-feira, 16, da abertura da IV Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) das empresas Sergipel e SMS, que atuam na área de montagem de estabilizadores. O coordenador do Programa, Andrey Lemos, ministrou palestra sobre DST/Aids para cerca de 220 funcionários das duas montadoras.

A escolha do tema Doenças Sexualmente Transmissíveis na abertura da SIPAT teve um motivo especial. "Como a maioria dos nossos funcionários é homem, quisemos dar um enfoque especial a esse tema. Queremos mostrar a importância da prevenção, da necessidade de eles estarem se cuidando sempre", ressaltou uma das organizadoras da SIPAT, a técnica em segurança do trabalho Gisele Barbosa de Lima.

Nos olhares atentos dos participantes era nítido o interesse sobre cada uma das informações trazidas pela equipe do Programa DST/Aids. "A palestra procurou esclarecer o que são as DSTs, seus principais sinais e sintomas, a importância do auto-conhecimento e dos cuidados com o corpo e necessidade do uso correto do preservativo", destacou Andrey Lemos.

A SIPAT das empresas Sergipel e SMS segue até a próxima sexta-feira, dia 20. Na abertura, além da palestra educativa sobre DSTs, foi realizada a distribuição de preservativos e material educativo entre os trabalhadores. "Esse momento é importante, acima de tudo, por alertá-los sobre a importância de se prevenir. Esse é o primeiro passo para se viver bem", disse o gerente de Recursos Humanos das referidas empresas, Luiz Carlos Franco.

Tema

"Segurança e comprometimento. Colaborador consciente, empresa sem acidente!". A frase estampava as camisas de todos os trabalhadores presentes à SIPAT na tarde dessa segunda-feira. À baixo da frase de efeito, o nome do autor: Jailton da Cruz Santos. O operário foi o vencedor do concurso que aconteceu em 2009 para definição do tema da SIPAT deste ano.

"Antes de lembrar dos riscos de acidentes no trabalho é importante lembrar que prevenção nunca é demais. Aproveitei o máximo da palestra de hoje. Não adianta só conhecer as formas de prevenção, é preciso colocar em prática todos os conhecimentos, e o uso correto da camisinha é um deles", pontuou Jailton.

Conscientização

De acordo com o presidente da SIPAT da SMS, Allan da Silva Barreto, a questão da conscientização acerca das DST no ambiente das empresas parceiras é uma realidade constante. "Sempre procuramos instruí-los com folders, banners e outros materiais informativos, além de realizar cursos do Comitê Interno de Prevenção de Acidentes, que esporadicamente faz palestras sobre o tema", conta.

Para o presidente da SIPAT da Sergipel, Bernardino Martins, a programação do evento desperta a necessidade de conscientização. "Muitos funcionários não levavam a sério a questão da prevenção das DST. Uma palestra como essa vem alertá-los que a Aids é coisa séria, um problema que existe e precisa ser evitado", diz.