Lúcia Falcón recebe título de cidadã sergipana

Planejamento e Orçamento
17/08/2010 07h29
Início > Noticias > 42780

No final da tarde dessa segunda-feira, 16, o estado ganhou mais uma cidadã sergipana. O título foi entregue pela Assembleia Legislativa a Maria Lúcia Falcón, secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan). Representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o secretário municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), Dulcival Santana, esteve presente na cerimônia e não poupou elogios à secretária.

"Esse título é muito justo, pois Maria Lúcia Falcón é uma pessoa que trabalhou bastante em prol desse estado e, em especial, do nosso município", disse Dulcival. Segundo ele, suceder a homenageada, que por duas vezes assumiu o cargo de secretária de Planejamento da PMA, é uma responsabilidade muito grande. "Sinto um orgulho muito grande de poder dar continuidade ao trabalho de Lúcia. Para mim, é uma responsabilidade muito grande sucedê-la, mas eu encaro essa tarefa como um desafio", declarou o secretário.

Homenageada

Uma mulher forte, corajosa e comprometida com a luta por um mundo melhor. Foi assim que o deputado estadual Wanderlê Correia, autor da propositura, definiu a baiana Maria Lúcia Falcón. "Desde o início da década de 1990, a secretária trabalha em Sergipe no sentido de melhorar a vida das pessoas que aqui vivem", afirmou o deputado.

"Não podemos escolher onde nascer, mas podemos escolher onde queremos morar, e Maria Lúcia escolheu Sergipe", destacou Wanderlê. Segundo ele, hoje ela ganha de direito o que tem de fato há muito tempo: o título de cidadã sergipana. O também deputado estadual Ulices Andrade, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, considerou essa uma das mais justas homenagens que a casa já prestou.

Agradecimento

Visivelmente emocionada, a secretária agradeceu aos deputados estaduais por ter concedido o que ela considera ‘a mais alta e sagrada honraria que poderia receber'. "Morar e trabalhar em um lugar e não ter como propósito melhorar a vida das pessoas para mim não faz sentido. Por isso, hoje me sinto ainda mais honrada por trabalhar pelo povo dessa terra", disse Maria Lúcia Falcón.

Sobre os anos em que ocupou o cargo de secretária municipal de Planejamento de Aracaju, Lúcia afirmou que foi um verdadeiro estágio na administração pública. "Hoje, vendo os elogios que Aracaju recebe Brasil afora, não posso deixar de sentir uma pontinha de orgulho por ter participado do processo de mudança por que passou essa cidade", revelou.

Biografia

Hoje com 49 anos, a secretária Maria Lúcia Falcón graduou-se em Engenharia Agronômica no ano de 1982 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pela mesma instituição, obteve título de mestre em Economia em 1990. Possui especialização em Reestruturação Produtiva e Qualidade Total pela USP/UFMG e IBQN, com missão no Japão em 1995. Concluiu o doutorado em Sociologia na Universidade de Brasília (UNB) em 2000.

De 1986 a 1992, Maria Lúcia Falcón participou do quadro do Dieese como supervisora do escritório da Bahia e de Sergipe. Integra o quadro de professores do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe desde 1993. Durante sua trajetória profissional, desenvolveu diversas atividades de assessoria e consultoria na área de qualidade e gestão estratégica, análise macroeconômica e diagnóstico organizacional, na administração pública e privada. Foi conselheira fiscal da Petrobras e ocupa o cargo de secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) desde 2007.

Presenças

Estiveram presentes na ocasião o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), João Andrade, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, o secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, Francisco dos Santos, mais conhecido como Chico Buchinho, o controlador-geral do Estado, Adilnelson Alves, a primeira-dama do estado, Eliene Aquino, as deputadas estaduais Ana Lúcia e Conceição Vieira, o vereador Magal da Pastoral, representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto, e o vice-reitor da instituição, Ângelo Antonioni.

Também compareceram à solenidade o diretor de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Guilherme Rebouças, o gerente geral da Petrobras em Sergipe, Eugênio Dezen, o desembargador Edson Ulisses de Melo, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), e o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE), Sadi Gitz.