Prefeitura promove nesta sexta mais uma Mostra Cultural do Santa Maria

Formação para o Trabalho
19/08/2010 16h36
Início > Notícias > Prefeitura promove nesta sexta mais uma Mostra Cultural do Santa Maria

Nesta sexta-feira, 20, grupos artísticos do bairro Santa Maria, inclusive formados por portadores de necessidades especiais, estarão expandindo e mostrando seus talentos na III Mostra Cultural. A iniciativa é dos integrantes dos Projetos Técnicos Sociais, formados por assistentes sociais e estagiários que diariamente atendem 1.949 famílias moradoras das áreas de invasão ou já remanejadas para o bairro 17 de Março.

Os projetos são resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e Caixa Econômica Federal. A programação da mostra acontecerá das 9 às 13 horas, na Rua A-3, em frente ao Centro Educacional Vitória de Santa Maria.

A proposta do evento é incentivar os grupos artísticos daquela área e inseri-los cada vez mais no universo cultural. O público que comparecer ao local será presenteado com apresentações de capoeira, dança, break, maculelê ecológico e hip-hop. Além disso, um grupo formado por portadores de necessidades especiais do Centro de Integração Raio do Sol promete surpreender a todos.

Cidadania

Assistentes sociais e estagiários da área social e de psicologogia diariamente saem a campo para realizar um trabalho específico com as famílias. A sede dos projetos funciona na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Santa Maria, núcleo de aprendizado da Fundat. No total são 1.949 famílias beneficiárias, que se integram ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Programa Piloto de Investimento (Pac/PPI) e Projeto Integrado Pró-Moradia.

Na unidade de qualificação, as famílias são capacitadas por meio de cursos profissionalizantes para pedreiro, agente de limpeza, cabeleireiro, biscuit, corte e costura, além de oficinas de educação ambiental e outras atividades.

A coordenadora geral dos Projetos Técnicos Sociais, Jacqueline dos Santos Menezes Araújo, destaca que as atividades desenvolvidas irão proporcionar às famílias mais qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania. "As famílias também participam de palestras socioeducativas, oficinas de arte e cultura", informa.