Prefeitura promove evento para comemorar Dia do Folclore

Família e Assistência Social
17/08/2010 14h34
Início > Noticias > 42787

Para celebrar o Dia do Folclore, comemorado no próximo domingo, 22 de agosto, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Enedina Bonfim, mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na tarde dessa segunda-feira, 16, um evento especial voltado para as tradições regionais.

O intuito foi de levar a cultura produzida por grupos folclóricos do Estado de Sergipe para as crianças e adolescentes inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programa Bolsa Família e Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Adolescente). A celebração aconteceu na própria sede do Cras, localizado no bairro América.

Durante o evento, o grupo folclórico ‘Nova Vida' mostrou para os meninos e meninas do Cras como é dançado o ‘samba de pareia' e o ‘maracatu'. Além disso, os assistentes e educadores sociais do Cras aproveitaram o bom momento para abrir espaço para as crianças tirarem suas dúvidas com o grupo a respeito das danças da cultura local.

A aposentada Rosa Maria dos Santos, integrante do grupo Nova Vida, ratificou a importância do evento às crianças, uma vez que o aprendizado a cerca dos folguedos foi feito de maneira viva e experimentada. "Essa tarde está sendo maravilhosa, pois as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer alguns folguedos de forma viva. Elas mesmos experimentaram as danças, e seus sorrisos não negam a satisfação que estão sentindo", assegurou.

Interação

Para a assistente social Tatiana Campos é gratificante ver como as crianças interagiram com o Nova Vida. "Sinto-me feliz e grata porque estou presenciando a interação dos jovens com a dança apresentada pelo grupo artístico. Estou certa que esse dia foi muito proveitoso para todos aqui presentes", afirmou.

"Nessa tarde, as crianças assistiram de perto a beleza e riqueza contidas no ritmo e nos movimentos corporais da coreografia folclórica. Estou convicta que hoje esses jovens sairam daqui sabendo que as danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade", afirmou a educadora social do Cras, Fernanda Alves Nascimento.