Contas da PMA são apresentadas aos vereadores

17/08/2010 16h56

Nesta terça-feira, 17, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, entregou à Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores as contas da Prefeitura de Aracaju referentes ao primeiro quadrimestre deste ano. No encontro, cópias do relatório das receitas e despesas da administração municipal foram entregues ao presidente da comissão, o vereador Valdir Santos, e demais parlamentares presentes à reunião.

Na apresentação das contas, o secretário Jeferson Passos destacou os motivos do crescimento da arrecadação municipal no período de janeiro a abril deste ano. "Quando se analisa a receita corrente, que são os impostos, tivemos um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, graças ao vencimento antecipado do IPTU. Isso nos ajuda muito, pois cerca de metade do total do imposto é paga no primeiro semestre e então podemos distribuir o recurso por todo ano", afirmou Jeferson.

Ainda em sua explanação, o secretário ressaltou as medidas que o Executivo adotou para manter as contas equilibradas e frisou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pela PMA. "Os dados demonstram a situação de equilíbrio financeiro da administração pública, ainda que sem o repasse do Fundo de Participação dos Municípios [FPM]. Temos trabalhado com a contenção de despesas já prevendo o não repasse. Com isso, os resultados fiscais são bons e estamos cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas isso à custa de contenção, priorizando ações, deixando a execução de alguns projetos para depois", explicou Jeferson.

O presidente da Comissão de Finanças da CMA agradeceu a participação dos vereadores Juvêncio Oliveira, Simone Gois e Moritos Matos, todos integrantes da comissão, e também da parlamentar Rosângela Santana. "Agradeço a todos e aproveito para marcar uma próxima reunião para o dia 31 deste mês, quando iremos aprovar ou rejeitar as contas da prefeitura, dando um parecer", disse Valdir Santos.