Guarda Municipal investe em qualificação

Guarda Municipal
18/08/2010 09h46
Início > Noticias > 42803

A Prefeitura de Aracaju investe na política de valorização e capacitação dos profissionais da Guarda Municipal (GMA). Entre os meses de agosto e setembro, o município vem promovendo cursos e eventos que darão subsídios técnicos e humanos para a melhoria da formação e atuação dos guardas. Outra medida imporante é o envio do efetivo para treinamentos em outros estados, como Belém e Bahia.

"Essas iniciativas representam que há por parte da Prefeitura uma política séria de valorização do seu efetivo, ao investir em formação e preparação dos seus membros. A Guarda Municipal tem o objetivo de ter profissionais capazes de multiplicar os conhecimentos apreendidos para promover cursos específicos da área de segurança pública na própria instituição", declara o diretor da GMA, major Edênisson Paixão.

Desde o início do mês está sendo realizado um curso de habilitação à promoção ao nível de GM2. Essa atividade é obrigatória para que o guarda municipal seja promovido na carreira. Cerca de  45 homens estão sendo submetidos ao treinamento, que é classificatório e tem duração de 80 horas. As aulas estão sendo realizadas no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O curso é dedicado a uma formação de caráter humanizado, destacando a necessidade do conhecimento social. Entre os temas discutidos estão direitos humanos, chefia e liderança, ética e deontologia (ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais), manutenção em arma curta, legislação institucional e técnicas e procedimentos operacionais.

Outra iniciativa é o III Curso de Gerenciamento de Eventos Críticos promovido pela Polícia Militar do Estado de Sergipe, em que foram oferecidas cinco vagas para a Guarda Municipal. O curso, coordenado pelo major Silvio Aragão, será ministrado para policiais e bombeiros militares, policiais civis e federais, agentes penitenciários e guardas municipais.

O treinamento ocorre no período de 16 a 27 de agosto, na sede da Companhia de Polícia Fazendária, localizada na rua Acre, n° 1083, bairro Siqueira Campos.  "O objetivo é preparar o profissional de segurança pública para ocorrências de alto risco e complexidade no sentido de melhor desempenhar suas funções", explica o major Edênisson Paixão.

Participação

Efetivos da Guarda Municipal estão participando do 5° Curso de Aperfeiçoamento de Procedimentos Técnicos-Operacionais (Apto) em Belém, no Estado do Pará, até a próxima sexta, 20. As atividades são coordenadas pela Divisão de Ensino da GMB, onde a metodologia é desenvolvida através da teoria e da prática das disciplinas ligadas à área de segurança pública: abordagem tática, tática de patrulhamento urbano, ações de choque e tonfa tática.

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto a Prefeitura de Aracaju envia mais guardas para capacitação em outro estado, desta vez na Bahia: o Curso de Progressão em Favelas, promovido pela SWAT na cidade de Salvador. "Esse curso vai ser muito importante para o nosso efetivo, já que tem como objetivo preparar o operacional para planejar e organizar progressões em áreas de alto risco. Serão utilizados o paintball para simular situações de risco", disse o major Edênisson.