Alunos apresentam Plano de Ação Comunitária do Projovem Urbano

Educação
19/08/2010 08h51
Início > Noticias > 42812

Nesta quinta-feira, 19, alunos de sete núcleos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) participarão do evento público do Plano de Ação Comunitária, que será realizado no Espaço Cultural Gonzagão a partir das 18h30. Serão apresentadas atividades artísticas e culturais desenvolvidas durante a execução do plano, tido como importante instrumento de integração e desenvolvido, avaliado e sistematizado no componente curricular 'Participação Cidadã'.

Até o final dos 18 meses de duração do curso, jovens de 18 a 29 anos matriculados no Projovem Urbano estiveram empenhados na construção de um mapa de desafios, baseando-se no conhecimento da realidade social em que estão inseridos para a execução de ações que refletem a experiência do trabalho cooperativo e a responsabilidade solidária. Caminhadas, apresentações teatrais e musicais, produção e exibição de vídeos documentários foram algumas das ações desempenhadas.

As ações do Plano de Ação Comunitária (PLA) que serão apresentadas no evento foram elaboradas por alunos do Projovem Urbano das escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Diomedes Santos Silva, Laonte Gama da Silva, Tancredo Neves, Teixeira Lott, Juscelino Kubitschek, Presidente Vargas e Escola Estadual Maria do Carmo. As atividades abordam diferentes temáticas, a exemplo da prevenção de DST/Aids, preconceito ao bairro Santa Maria, violência urbana e uso de drogas.

Proposta

De acordo om o coordenador pedagógico do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, o PLA tem como referência a ideia de que participar e exercer a cidadania são ações que se aprendem fazendo. "Trata-se de uma experiência de trabalho cooperativo e de responsabilidade solidária, itens essenciais para a formação de um jovem que se importa em participar de mudanças na sociedade em que vive. Estamos promovendo esse evento para tornar públicos os esforços que marcaram essa longa caminhada feita por colaboradores, palestrantes, associações de moradores, professores, assistentes sociais e alunos", declarou o coordenador.

O evento público do Plano de Ação Comunitária também será realizado no dia 26 de agosto, no mesmo local e horário, com a apresentação de alunos inseridos em outros oito núcleos do Projovem Urbano. Os núcleos são: Emefs. Jornalista Orlando Dantas, Olavo Bilac, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Dom José Vicente Távora, escolas estaduais Lucila Morais Chaves e 8 de Maio, centros de referência da Assistência Social João de Oliveira Sobral e Carlos Fernandes de Melo.