Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), bem como professores e alunos da rede municipal de ensino, participaram da 1° Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu nessa terça e quarta-feira, 17 e 18, no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, o evento teve o objetivo de divulgar projetos socioambientais e as ações da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, ocorrida em abril de 2009, em Brasília.
A representante da coordenação geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Mariana Santana, ministrou palestra sobre as três edições nacionais de Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que ocorreram em 2003, 2006 e 2009. Ela também explicou o projeto ‘Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas' (Com-Vidas). "Em 2003 os jovens delegados da Conferência Nacional escreveram uma Carta de Responsabilidades solicitando a criação de coletivos autônomos nas escolas para abordar questões socioambientais. E a Com-Vidas é uma resposta a esse pedido, que se baseia na participação da comunidade escolar", explicou.
Para a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que participou da abertura oficial do evento, os professores e alunos desempenham importante papel nas ações de defesa do meio ambiente. "Desde quando essa mobilização pelo meio ambiente foi iniciada, nós do município nos somamos, divulgando essa temática e participando efetivamente das atividades. A conferência vem reunir o professorado do Estado de Sergipe na tentativa de contribuir para o fortalecimento das ações em defesa do meio ambiente na comunidade escolar" ressaltou.
Participaram também da mesa de abertura a coordenadora da conferência e técnica do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic) da Seed, professora Maria da Conceição; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes; a diretora do Departamento de Educação (DED), Maria Isabel Ladeira, representando o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
Participação
Durante o evento, o aluno do 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, Edgar Vieira, compartilhou a experiência adquirida na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, evento no qual representou todos os que fazem parte da rede municipal de ensino. "Em 2008, houve um encontro para definir os delegados que iriam para a conferência. Cada escola elegeu seus representantes e eu fui selecionado para apresentar trabalhos ligados ao meio ambiente. Na conferência, atuei na área de comunicação virtual e na oficina de divulgação da conferência, que nos direcionou a alimentar um site e a elaborar reportagens", contou Edgar.
Para o estudante, o envolvimento no evento fez com que ele assumisse e compartilhasse novas responsabilidades. "Aprendi muito e repassei meus conhecimentos sobre meio ambiente aos meus colegas e professores para que todos pudessem conhecer a temática, despertar o interesse para o ambiente e também elaborar projetos para melhorar o desenvolvimento na escola", explicou Edgar.
Segundo a professora de história da Emef, Gabriela Zelice, que orientou e acompanhou Edgar com elaboração de textos, produção de cartazes e divulgação na escola, a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tem o papel de fortalecer o processo de criação do Com-Vidas e contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar. "Em decorrência da participação de Edgar na conferência nacional, o projeto Com-Vidas será implementado na escola. A conferência leva a comunidade estudantil a refletir sobre as questões ambientais e ser um agente transformador para a preservação do meio ambiente", enfatizou.
Programação
Também fizeram parte da programação da 1° Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente a formação de alunos e professores para os grupos de trabalho que elaboraram a ‘I Carta Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente', além de palestra sobre ‘Biodiversidade Brasileira e Sergipana: os limites socioambientais'. O encerramento da conferência se deu após a leitura da ‘I Carta Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente'. Na ocasião, houve a entrega simbólica do documento ao representante do governo estadual e secretários municipais de Educação presentes ao evento.