Chega a Aracaju nesta quarta-feira, 25, o projeto ‘A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante', da Fundação SOS Mata Atlântica. Trata-se de um caminhão totalmente adaptado pela ONG, que viaja por diversas cidades brasileiras com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para diversos locais do país onde ocorre o bioma. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
A equipe do projeto itinerante realizará, entre 25 e 29 de agosto, no Parque Augusto Franco (Sementeira) atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Durante os cinco dias, serão realizadas palestras, oficinas, exposição fotográfica sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica em Sergipe, exposição de réplicas de tartarugas marinhas, monitoramento da qualidade da água do Rio Poxim, jogos educativos, exibições de vídeos, maquetes interativas e outras atrações.
As atividades acontecem das 11 às 16 horas no primeiro dia, e das 9 às 16 horas nos demais dias. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Instituto Amuirandê e Projeto Tamar ICMBio. A SOS Mata Atlântica compensará as emissões de gases do caminhão por meio de plantios realizados pelo Programa Florestas do Futuro.
A visita do projeto à cidade é importante, pois, de acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica elaborado pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam hoje apenas 12% de toda Mata Atlântica no município.
"A Mata Atlântica está diminuindo cada vez mais, e é o bioma mais ameaçado do país. Hoje, restam apenas 7% de Mata Atlântica original brasileira, por isso cada um precisa fazer sua parte para reverter o desmatamento dos seus remanescentes", explica a coordenadora do projeto, Camila Plaça. "Um dia, toda a área de Aracaju foi coberta pelo bioma. Isso mostra a importância da população cobrar uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental", defende.
Atrações
Algumas atrações que acontecem na cidade têm horário marcado, como a solenidade de abertura, realizada no primeiro dia (25), às 11 horas, e a coleta de água para análise de qualidade do Rio Poxim, que também será realizada no primeiro dia, às 16 horas. No segundo dia, às 11 horas, os visitantes poderão participar da palestra ‘A Mata Atlântica é aqui em Aracaju', que aborda temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica.
Ainda no segundo dia, quem tiver interesse poderá participar da oficina de desenhos de animais da Mata Atlântica, que ocorre às 14 horas. Na sexta-feira, às 11 e às 15 horas, acontecerá a palestra ‘Preservação das tartarugas marinhas', em parceria com o Projeto Tamar ICMBio. Ainda na sexta-feira, os jogos educativos preenchem a tarde de atividades, com início às 14 horas. No fim de semana, destacam-se as oficinas de brinquedos feitos com garrafas pet, que acontecem no sábado e no domingo, às 11 horas.
Além dessas atrações, o projeto ainda conta com outras que são realizadas a qualquer momento, de acordo com o interesse dos grupos visitantes. A exposição de réplicas de tartarugas marinhas, organizada pelo Projeto Tamar ICMBio, e a exposição fotográfica do Instituto Amuirandê, com cerca de 20 imagens coloridas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica de Sergipe, incluindo fotos de espécies ameaçadas de extinção e pouco conhecidas pela população, estarão abertas durante todo horário de funcionamento do projeto.
Cidadania
Outra atividade é o jogo da cidadania, um tabuleiro gigante onde os participantes atuam como os pinos e aprendem a respeitar o meio ambiente; e também o CineMata, exibição de vídeos sobre a Mata Atlântica e o trabalho da fundação; a roda das sensações, que mexe com os sentidos dos participantes, colocando-os, de olhos vendados, em uma roda e os expondo aos sons, cheiros e texturas característicos do bioma; e o jogo da memória, com espécies da fauna e da flora também pertencentes ao bioma.
O público também poderá conhecer a maquete dinâmica e interativa, que fica exposta durante todo o horário de funcionamento e mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Fazendo chover de verdade em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades.
Economia
A equipe pretende reforçar que a conservação do meio ambiente contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. A água tratada de forma correta exige menor quantidade de produtos químicos para filtrá-la. O lixo eliminado de forma adequada facilita a reciclagem e possibilita menor extração de matéria prima da natureza. A diminuição de áreas preservadas pode agravar catástrofes naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em territórios próximos às áreas urbanas, além de poder causar danos à população local.
"Por isso, a ideia de levar educação ambiental às várias áreas do território brasileiro é tão importante. O desmatamento não ocorre apenas em metrópoles", destaca o biólogo e educador ambiental do projeto, Anderson Palmeira. "Assim, é dever da população cuidar do ambiente onde vive. Jogar o lixo no local adequado, economizar água e energia elétrica, tomar cuidado ao mexer com fogo, e, desta forma, contribuir com a cidade e com o planeta", observa.
Esta é a primeira vez que o caminhão passa pela região Nordeste do Brasil, sendo este seu segundo ciclo anual. Nessa passagem, o projeto já visitou seis municípios na Bahia. Sergipe é o segundo estado nordestino a recebê-lo. A equipe reforça que um dos principais pontos para mostrar à população em Aracaju é a diminuição do bioma na região. De acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, restam hoje apenas 9,53% de toda Mata Atlântica de Sergipe.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas, agendamento de visitas monitoradas ou inscrição para participação voluntária, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7886. Mais informações pelo site www.sosma.org.br/.
Confira a programação:
25 de agosto (qua) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 11h às 16h
11h - Solenidade de Abertura.
16h - Coleta de água do Rio Poxim para análise.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
26 de agosto (qui) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 09h às 16h
11h - Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Aracaju.
14h - Oficina de desenhos de animais da Mata Atlântica.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
27 de agosto (sex) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 09h às 16h
11h - Palestra: Preservação das tartarugas marinhas, em parceria com o Projeto Tamar ICMBio.
14h - Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.
15h - Palestra: Preservação das tartarugas marinhas, em parceria com o Projeto Tamar ICMBio.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
28 de agosto (sáb) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 09h às 16h
11h - Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
16h - CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
29 de agosto (dom) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 09h às 16h
11h - Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
16h - Encerramento das atividades.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
Com informações da Lead Comunicação e Sustentabilidade