Evento do Plano de Ação Comunitária enaltece participação cidadã

Educação
23/08/2010 09h39
Início > Notícias > Evento do Plano de Ação Comunitária enaltece participação cidadã

A nova edição do evento público do Plano de Ação Comunitária (PLA) será realizada nesta quinta, 26, a partir das 18h30, no Espaço Cultural Gonzagão, e contará com a apresentação de alunos inseridos em sete núcleos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). Os núcleos são: escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Diomedes Santos Silva, Laonte Gama da Silva, Tancredo Neves, Teixeira Lott, Juscelino Kubitschek, Presidente Vargas e Escola Estadual Maria do Carmo.

O protagonismo juvenil que identifica os alunos do Projovem Urbano pôde ser expresso través da cultura e da arte  na primeira edição do evento, ocorrida na última quarta-feira, 19, também no Espaço Gonzagão. Representados em oito núcleos, eles foram os principais personagens do evento do PLA, tido como importante instrumento de integração, desenvolvido, avaliado e sistematizado no componente curricular 'Participação Cidadã'.

Entre aplausos e gritos de alegria, os alunos do Projovem Urbano, inseridos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, iniciaram a programação apresentando uma paródia sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Em seguida, uma peça teatral sobre gravidez na adolescência, comandada pelos alunos inseridos na Escola Estadual 8 de Maio, fez com que o público composto por jovens de 18 a 29 anos refletisse sobre a importância do planejamento familiar.

"O Projovem Urbano tem me estimulado a ir em busca de novos conhecimentos e de novas oportunidades na vida, no que diz respeito ao trabalho e às decisões que beneficiam moradores da minha comunidade. Quero concluir os cursos e depois investir na área de alimentação", declarou a aluna Milas Rodrigues, 22 anos.

De acordo com o coordenador pedagógico do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, as apresentações artísticas, bem como a adaptação de diferentes temáticas, se deu após a construção de um mapa de desafios baseado no conhecimento da realidade social em que os alunos estão inseridos. Tal material serviu de suporte para a execução de ações que refletem a experiência do trabalho cooperativo e a responsabilidade solidária.

"Frente às demandas detectadas no mapa de desafios, os jovens traçaram estratégias para operacionalizar alguma mudança em suas comunidades, daí a necessidade de promover um momento como esse, no qual eles têm a oportunidade de mostrar o que produziram ao longo do programa, além de palestras, caminhadas e outros eventos que dizem respeito à participação cidadã", explicou Marcus.

Apresentações

Com base nas discussões sobre os malefícios causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, os alunos do Projovem Urbano, inseridos nas Emefs Olavo Bilac e Ministro Geral Barreto Sobral, realizaram apresentação musical e teatral, motivando o público que se manteve atento às orientações divulgadas no vídeo documentário sobre organização do trânsito.

"A oportunidade de ter acesso ao conhecimento e de contribuir para a melhoria da qualidade de vida entre os moradores do meu bairro veio na hora certa. Mesmo tendo os estudos interrompidos em função de uma gravidez precoce, pretendo continuar indo em busca de conhecimento", garantiu a jovem Michele Moura, 28 anos.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o evento é uma oportunidade única e bem utilizada pelos alunos, que a cada ano se mostram mais conhecedores do universo que os cercam, a partir do entendimento do que é o PLA.

"Já formamos mais de 3 mil alunos no Projovem Urbano, que atua na capital desde 2006. Isso é um dado significativo porque mostra o quanto tem tido boa aceitação entre os jovens, em virtude da abordagem de temáticas que de fato os interessam e os estimulam na busca por melhorias para a sociedade. O professor do Projovem, por sua vez, é formado para se engajar no processo de transformação que caracteriza a juventude, o que faz do programa  uma experiência educacional que já provou ser bem sucedida e digna de espelhar o ensino noturno", afirmou com orgulho, Tereza Cristina.