PMA investe na infraestrutura do 17 de Março

Infraestrutura
24/08/2010 14h55
Início > Noticias > 42846

Mais de R$ 15 milhões investidos em infraestrutura, quase mil moradias já inauguradas e mais de 1.200 a serem entregues. O alto investimento no bairro 17 de Março é prova do compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos, através da realização do sonho da casa própria.

Inicialmente, foram entregues 552 moradias, divididas em três grandes projetos. O primeiro é composto por 78 casas do Programa Moradia Cidadã. Já o segundo, com 250 casas inauguradas, é parte do Programa Santa Maria Protege, enquanto que o terceiro é composto por 224 unidades habitacionais, divididas em 14 blocos com 16 apartamentos cada.

Há cerca de um mês, quando a PMA realizou a desocupação do Morro do Avião, invasão localizada no bairro Santa Maria, foram entregues mais 404 casas, o que possibilitou a retirada de famílias que viviam em situação de risco e sem condições dignas de moradia. Ainda estão em fase de construção 1.256 unidades habitacionais, sendo mil casas e 256 apartamentos.

Com recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida dos governos estadual e municipal, o bairro está sendo dotado de toda a infraestrutura necessária. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) executa serviços de drenagem de ruas, terraplenagem, pavimentação, instalação de redes de água, esgoto e energia elétrica. Em função das obras em curso no local, foram criados 700 empregos diretos e 155 indiretos.

Expectativa

O projeto inicial do 17 de Março prevê, além das moradias, a construção de todos os equipamentos sociais necessários para a edificação de um grande bairro. São praças, escola, unidade de saúde, unidade de tratamento de esgoto e unidade de qualificação profissional da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), por exemplo.

No local, que deve ser transformado em um bairro modelo de Aracaju, a população está ansiosa pela conclusão das obras. O pedreiro Pedro dos Anjos acredita que a infraestrutura do bairro já é muito boa, diante da antiga situação em que se encontrava sua família. "Aqui está muito bom. Mas é claro que com escola, praça, posto de saúde vai melhorar muito a vida da gente", afirma ele.

Já Luzinete de Jesus acredita que a obra mais importante a ser feita no bairro é uma unidade de saúde. "O posto mais próximo daqui é no Santa Maria. Quando a gente tiver assistência médica aqui perto vai ser muito melhor. Escola também é muito importante. Meus filhos estudam no Santa Maria e precisam se deslocar para lá todos os dias", conta a dona de casa.

A costureira Marileide dos Santos também acredita que a saúde é um ponto importante para o 17 de Março. "Quando a gente precisa de médico, tem que ir a outro bairro. Ter um posto de saúde aqui vai ser muito bom. Estou bastante ansiosa por isso", relata ela. Já Flávio de Carvalho, que gerencia uma mercearia no bairro, diz que as obras vão facilitar muito a vida dos moradores. "Ter tudo aqui perto vai melhorar muito a vida de todo mundo que mora no bairro. As maiores necessidades da gente são posto de saúde, escola e posto policial", defende o comerciante.