Suportes pedagógicos participam do programa Horas de Estudo

Educação
24/08/2010 09h02
Início > Noticias > 42848

Nessa segunda-feira, 23, foram iniciadas as atividades do programa Horas de Estudo para suportes pedagógicos. Reunidos no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, profissionais da rede municipal foram orientados pela professora Heleonora Cerqueira da Graça, que tratou de questões relacionadas à melhoria da qualidade do ensino público. Priorizando a temática ‘Leitura e escrita: compromisso de todos', o Horas de Estudo faz parte da política de formação continuada da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e tem capacitado também professores e coordenadores.

De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, para cada encontro do programa Horas de Estudo é definido um subtema. Nessa sgunda, por exemplo, a professora Heleonora Cerqueira destacou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a Prova Brasil como importantes instrumentos de avaliação da qualidade do ensino público municipal.  

"Programas de capacitação são fundamentais para qualquer profissional que deseja se manter atualizado. Além disso, toda a comunidade escolar é beneficiada, visto que as melhorias são percebidas em sala de aula", explica Evilson. Segundo o diretor, o programa Horas de Estudos era oferecido para professores e suportes pedagógicos nos mesmos dias e horários. "No último encontro realizado com técnicos da Semed, os suportes solicitaram um espaço reservado só para eles. A Semed estudou a proposta e atendeu ao pedido", conta. 

Troca

Para a suporte pedagógico Genelúcia Santana, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, o programa é a oportunidade ideal para conhecer outros profissionais da área e com eles trocar experiências. Segundo ela, os assuntos abordados sempre despertam o interesse dos participantes. "Este é um momento só nosso, por isso podemos esclarecer dúvidas sem nenhum receio. Tratar do Ideb e da Prova Brasil foi uma boa maneira de dar início às discussões", afirma.

"Na Emef. JK, realizamos quinzenalmente a nossa ‘Hora de Estudo', em que professores, coordenadores e suportes pedagógicos se reúnem e a partir daí procuram desenvolver atividades pedagógicas. Além disso, estabelecemos que em todas as quintas-feiras nos dedicaremos intensamente a produção textual na escola", diz Genelúcia.

Além de temas como o Ideb e a Prova Brasil, a professora Heleonora Cerqueira divulgou a página eletrônica do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais (Inep). No site, ela conduziu os suportes pedagógicos no acesso às páginas vinculadas a exames avaliadores de nível educacional.

Servidores

Este ano, os servidores administrativos da rede municipal de ensino também poderão participar do programa. Os cursos terão início nesta quinta-feira, 26, e serão concluídos em novembro, na mesma data de término do Horas de Estudo dos suportes pedagógicos. "Se uma escola obtém bons resultados no Ideb, esse avanço não é atrelado apenas ao professor, mas a toda a comunidade escolar, incluindo os servidores", observa Evilson.

Histórico

Cada profissional que tenha participado do ‘Horas de Estudo' e tenha tido uma frequência superior a 80% receberá um certificado de conclusão. O programa foi implantado em Aracaju na década de 80, a partir de reivindicações dos professores para uma política de valorização da carreira. É, portanto, um espaço de discussão permanente das práticas pedagógicas, compartilhamento de experiências entre os participantes, sugestão de material bibliográfico e reposicionamento dos educadores diante de temáticas variadas.

O programa acontece através de grupos distribuídos por áreas de conhecimento e modalidades de ensino. Entre as modalidades, estão educação especial, ensino fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano), educação de jovens e adultos, educação infantil e coordenadores escolares, que compreendem o primeiro segmento do ensino fundamental. O segundo segmento também compreende diversas modalidades, entre elas língua portuguesa, inglês, artes, história, geografia, matemática, ciências, educação física e ensino religioso.