A atual administração municipal tem investido na transformação do espaço urbano através da construção e da revitalização de praças em todos os bairros da cidade. Dezenas de áreas antes abandonadas, onde só se via mato, lixo e insetos, agora estão mais bonitas, de cara nova. Essa transformação do espaço urbano gerou mudanças positivas na vida da população, que agora tem áreas equipadas para o lazer, a prática de esportes e a convivência social.
Nos últimos anos, através do Programa de Construção de Revitalização de Praças da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju entregou à população 45 novas praças. O investimento ultrapassa R$ 12 milhões e cerca de 20 localidades foram contempladas. Somente o bairro Ponto Novo teve oito praças reurbanizadas, o que garantiu mais qualidade de vida à comunidade.
Este ano, a administração municipal inaugurou duas obras consideradas pioneiras, com projetos inovadores. Uma delas é a primeira Praça da Juventude do Brasil, construída no conjunto Augusto Franco com recursos municipais e federais. A obra foi entregue à população em maio pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo ministro do Esporte, Orlando Silva.
Com 20.400 m², o espaço conta com pistas oficiais de atletismo com piso anti-derrapante para salto triplo e à distância, pista para caminhada, quadra de vôlei de praia e futevôlei, campo de futebol society, pista de skate, mini-half, sala de ginástica, ginásio poliesportivo coberto e parque infantil.
Vida saudável
Desde que foi inaugurada, a Praça da Juventude é ponto de encontro de gerações. O padeiro Gilberto Oliveira, que mora no Augusto Franco há 26 anos, freqüenta o espaço diariamente e não poupa elogios. "Sempre venho aqui fazer caminhada pela manhã. Antes eu tinha que ir até a praia correr, mas hoje já posso fazer isso aqui perto de casa. Para as crianças a praça também foi uma coisa muito boa. Eu mesmo tenho uma neta e sempre trago ela para passear aqui. Ela adora!", conta o morador.
O auxiliar de escritório Roberto Alves também tem aproveitado a nova praça para se exercitar e relaxar. "Venho à tarde passear, descansar, fazer caminhadas. Antes eu frequentava a praça antiga, que já estava precisando de uma reforma, mas agora está muito melhor. O número de frequentadores aqui aumentou muito. No final da tarde sempre tem muita gente caminhando", relata.
Idosos
Outra praça inaugurada este ano pela Prefeitura de Aracaju foi a Missionária Zilda Arns, situada no bairro Jardins. A praça foi projetada pela arquiteta da Emurb Angélica Rocha, e possui piso em concreto, quiosques, mesas com bancos, parque infantil, área verde e ainda equipamentos de ginástica para a terceira idade.
A arquiteta que projetou a praça idealizou uma área de convivência a fim de melhorar a qualidade de vida dos frequentadores. Angélica pensou num espaço circular no meio dessa área para possíveis atividades promovidas pelo Programa Academia da Cidade. "Junto ao espaço circular nós inserimos esses equipamentos, e cada um tem uma função específica para cada membro do corpo. Isso é uma inovação na nossa cidade", afirma a arquiteta.
Ainda segundo ela, a praça Missionária Zilda Arns é a primeira de Aracaju a receber equipamentos adaptados para pessoas da terceira idade, experiência que deve ser estendida para outras praças. O ambiente conta com um mural explicativo, informando que antes de qualquer tipo de exercício físico deve-se fazer uma série de alongamentos para evitar lesões. O outro lado do mural mostra os aparelhos e explica qual membro do corpo ele favorece. Também alerta que crianças devem estar sempre acompanhadas de adultos, em qualquer atividade.