PMA apoia Feira de Saúde do Projeto Giberú

Saúde
24/08/2010 15h15
Início > Noticias > 42862

Com o objetivo de resgatar a importância do terreiro como espaço de saúde dentro da sociedade, foi realizada nessa segunda-feira, 23, das 9 às 17 horas, a V Feira de Saúde promovida pelo Terreiro Ilê Axé Demata Ni Sahara. O evento, que faz parte do Projeto Giberú, beneficiou a comunidade do bairro Santa Maria com ações de saúde e palestras educativas.

Pelo quinto ano consecutivo, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o coordenador do Programa Municipal DST/Aids da SMS, Andrey Lemos, o projeto nasceu com o intuito de trabalhar o social em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Elizabete Pita. "É o quinto ano que a Feira de Saúde vem sendo desenvolvida e, como nos anos anteriores, contamos com o apoio da unidade local. Essa aproximação entre a comunidade e a USF rompe o preconceito que a religiosidade afro sofre" explicou Andrey.

Segundo o babalorixá da Casa Ilê Axé, Fernando Kassideran, o objetivo do evento é levar cidadania e esclarecimento para a comunidade. "É uma oportunidade de falar a respeito das doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e doenças como câncer, que lamentavelmente atinge algumas pessoas da comunidade", disse.

O babalorixá afirmou ainda que a feira é uma excelente oportunidade de promover a saúde bucal e orientar as crianças da Escola Municipal João Paulo II, que também participaram do evento. Durante a ação foram apresentados à comunidade métodos de saúde, como massagem, farmácia viva, medicina alternativa e a cura através da religiosidade de matriz africana, fazendo com que as práticas de saúde na tradição do candomblé sejam reconhecidas.

Parceria

A gerente da Unidade de Saúde Elizabete Pita, Mariana Rocha Aragão, se disse extremamente satisfeita em participar mais uma vez de uma mobilização que leva cidadania para os membros da comunidade. "É a quinta vez que estamos presentes neste evento e, desta vez, realizamos a verificação da pressão arterial, teste de glicemia, além de palestras sobre câncer de colo do útero, câncer de mama e escovação", destacou a gerente.

Para a assistente social da unidade, Sidinéia Mendonça, o evento foi de grande importância para estreitar os laços com a comunidade do Conjunto Governador Valadares. A moradora do bairro Santa Maria Wilma Gomes comemorou a iniciativa. "Para mim o dia de hoje foi muito importante pela facilidade de ter serviços como de médico oftomologista", disse.