Programa de Esporte e Lazer promove passeio ao Parque da Cidade

Funcaju
24/08/2010 16h20
Início > Noticias > 42864

Na manhã desta terça-feira, 24, mais de 400 pessoas inscritas no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foram ao Parque da Cidade, onde participaram de atividades esportivas e recreativas. Crianças, jovens, adultos e idosos se divertiram e tiveram contato com a natureza.

Para a coordenadora do PELC em Aracaju, Kelly da Silva, o objetivo da iniciativa foi mostrar que existem espaços públicos que são ótimas opções de lazer sem nenhum custo financeiro. "Viemos aqui para que todos conheçam alguns lugares turísticos de nossa cidade, além de conhecer um pouco das características de nossa fauna", declarou.

O PELC é um projeto do Ministério dos Esportes, executado em Aracaju pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), que oferece atividades comocaminhadas, aulas de ginástica localizada, futebol de salão e areia, vôlei e recreação, tudo isso em espaços públicos . São setes núcleos do programa em Aracaju, localizados nos bairros Santos Dumont, América, Bugio, Industrial, Santa Maria e conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco.

Inclusão

O Parque José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, foi criado há 31 anos, com o objetivo de preservar uma área remanescente da Mata Atlântica. O local abriga um zoológico com diferentes espécies de animais da fauna brasileira. Mesmo com toda essa riqueza natural, algumas pessoas que visitaram o parque nuncam tinham ouvido falar no espaço. Foi o caso do pequeno Matheus dos Santos Fontes, 8 anos, que conheceu o parque graças à iniciativa do PELC.

"Eu nunca tinha vindo aqui. Tive medo da cobra e da onça pintada, eu só tinha visto eles pela televisão. Espero que esse dia possa acontecer de novo. Adorei vir para cá", afirmou o garoto inscrito no núcleo do bairro Santos Dumont. A alegria de conhecer o local também foi compartilhada por Jezreel Souza Oliveira, 11, do mesmo núcleo. "Como é bonito esse lugar! Nem sabia que tinha urso aqui", revelou.

Nostalgia

A visita ao parque também despertou nostalgia. A dona de casa Josefina Alves da Costa, 62, do núcleo do bairro América, lembrou-se da última vez que tinha ido ao parque. "Tem muito tempo que vim aqui. Está tudo mudado, mais bonito. Foi muito bom ter esse contato com as crianças e com a natureza", disse.

Segundo o coordenador do núcleo do Bairro Industrial, João Manuel de Faro Neto, a manhã de lazer no parque proporcionou uma interação entre gerações. "Aqui idosos, jovens e crianças puderam se sentir um só. Todos brincaram e riram, sem preconceitos de idade. É isso que o PELC tem levado para a população aracajuana, não apenas lazer, mas uma forma de quebrar paradigmas", afirmou.