Coordenação de Serviço Social leva idosos ao cinema

Saúde
24/08/2010 17h35
Início > Noticias > 42865

Olhos atentos ao ‘O Bem Amado'. Não se trata de uma cena romântica ou um verso de poema, mas sim da iniciativa da Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju, que reuniu cerca de 250 idosos para assistir ao filme brasileiro, em cartaz nos cinemas de todo o país. Essa coordenação foi criada pelo atual secretário de Saúde, Antônio Samarone, com o objetivo de potecianlizar a ação dos assistenes socias nas unidades.

A sessão especial aconteceu às 15h da última segunda-feira, 23, e terça, 24, e contou com a presença dos idosos atendidos por sete Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A parcela da população aracajuana que integra a terceira idade possui uma série de atividades específicas para ela, desenvolvidas através da SMS.

Esse trabalho é feito por assistentes sociais que organizam grupos de assistência a idosos nas USFs. A atividade realizada nesses dois dias envolveu grupos de idosos das unidades de saúde Dona Sinhazinha, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Niceu Dantas, Ávila Nabuco, Hugo Gurgel e José Machado de Souza.

"Através da cultura, interferimos na auto-estima dessas pessoas de maneira surpreendente, motivando mudanças. A arte é uma forma de liberação emocional, e transforma sofrimento em beleza. Possibilitar a ida do idoso ao shopping, espaço onde há muitos jovens, proporciona um enriquecimento mútuo. Os idosos melhoram a atenção, a memória, a saúde e o humor, enquanto os jovens exercitam a paciência e a humildade", defendeu a coordenadora municipal de Serviço Social, Auxiliadora Rosa.

Terceira idade

Uma das frentes de trabalho da Coordenação Municipal de Serviço Social é fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde na terceira idade. "Os nossos grupos de idosos realizam diversas ações de educação para saúde, que abrangem palestras educativas sobre o processo saúde-doença, além das atividades culturais, como canto coral, teatro e dança", destacou Auxiliadora.

Segundo a coordenadora, as atividades culturais são importantes para a reintegração social do idoso. "Acreditamos que a cultura enriquece a existência e serve como ponte entre gerações, despertando no idoso a consciência de que ele tem um papel importante na sociedade, ajudando-o a sair da solidão. Por isso, temos discutido iniciativas que ampliem este universo junto aos profissionais da área", declara ela.