Uma aula diferente. Sentados, os alunos do curso livre do 'Teatro ao Cinema: técnicas para atores e diretores' trocaram experiências e deram início aos trabalhos teóricos e práticos. Todo o conjunto da aula está sendo conduzido pela professora Natasha Faria, formada pelas escolas Profissional de Artes e Ofícios de Lisboa e Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. O curso está sendo realizado no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Aracaju | Programa Olhar Brasil, em parceria com a Secretaria do Audiovisual | MinC.
O objetivo é abordar técnicas de atuação e construção dramatúrgica para a cena. De acordo com a ministrante, os métodos que estão sendo abordados foram desenvolvidos por teóricos do século XX. "O curso é bastante dinâmico, com vários exercícios corporais. Nas aulas, estamos usando a obra ‘Um bonde chamado desejo', pois é a partir desse material que vamos abordar técnicas fundamentais para atores e diretores", explicou.
Empolgação
Para a aluna Lidiane de Melo Drapala, a forma como estão sendo conduzidas as aulas motiva a todos. "Estamos apenas começando, mas só a introdução do curso já nos deixou satisfeitos. Pensei que iria entrar e sentar em uma carteira, mas fiquei surpresa. Vejo que realmente o curso nos traz possibilidades de atuação", colocou.
A aluna Inês Reis também está satisfeita com a metodologia adotada pela professora. "Natasha é muito próxima. Ela nos deixa à vontade. Para quem está começando, esse comportamento é indispensável. A gente não consegue ficar com vergonha de fazer os exercícios, muito pelo contrário. Estou feliz, não imaginava que o núcleo pudesse proporcionar um curso tão legal como este", afirmou.
As aulas de Técnicas para Atores e Diretores são promovidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) | Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do NPD Orlando Vieira, Aracaju | Programa Olhar Brasil, em parceria com a Secretaria do Audiovisual | MinC.