Estudantes assistem a palestras sobre violência no trânsito

Transporte e Trânsito
25/08/2010 15h14
Início > Notícias > Estudantes assistem a palestras sobre violência no trânsito

Durante os meses de julho e agosto, a pedagoga Selma da Mata e o psicólogo Marco Aurélio, ambos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), estarão ministrando palestras em várias escolas sobre 'Violência no Trânsito', abordando causas e consequências. Os dois últimos colégios contemplados foram o Arquidiocesano, onde as atividades contaram com a participação de 385 alunos de 14 a 17 anos, e o Master, com 736 estudantes de 16 a 19 anos.

Nas palestras foram apresentados vídeos sobre as consequências dos acidentes, assim como dados estatísticos mostrando que o jovem coloca mais a sua vida em risco no tráfego das cidades. As ações educativas e de conscientização estão sendo realizadas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

"Nossa ideia é conscientizar esses jovens porque muitos chegarão à maioridade e ganharão seus carros. Por isso é com eles que estamos conversando e  mostrando que acidentes não acontecem só com os outros. Eles não somente podem ser vitimados como podem vitimar pessoas e as consequências podem ser muito graves, como a morte e sequelas irreversíveis", explica o psicólogo Marco Aurélio.

Segurança


Marco Aurélio alerta para a necessidade de utilizar dispositivos de segurança e capacetes, no caso de condutores de motos, e para os perigos da combinação de álcool e direção. "Sabemos que é uma peculiaridade do jovem potencializar suas vontades, muitas vezes ultrapassando limites, mas em nossas palestras mostramos vídeos e fotos de jovens que pensavam que podiam tudo e que hoje estão totalmente dependentes até para se alimentar", observa.