Hipertensos e diabéticos recebem acompanhamento especial

Saúde
25/08/2010 16h23
Início > Noticias > 42872

Ao se descobrir portador de uma doença, nada melhor do que receber orientação e apoio. Nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetes recebem acompanhamento especial e aprendem a lidar com a doença sem perder o prazer de viver.

Na USF Cândida Alves, no bairro Industrial, foi realizado um encontro entre diabéticos e hipertensos na tarde dessa terça-feira, 24. A reunião, comandada pela médica Eliana Maria Fontes, serviu para que pessoas que convivem com esses males partilhassem experiências, tirassem dúvidas e recebessem orientações sobre como se tratar.

Esse tipo de iniciativa acontece em todas as 43 USF de Aracaju. "Nas reuniões eles recebem orientação sobre a importância de seguir rigorosamente a dieta, o que significa se alimentar corretamente, a necessidade de praticar atividades físicas e de procurar sempre acompanhamento médico", destaca a doutora Eliana Maria Fontes.

Visitas

Os pacientes com hipertensão e diabetes recebem atendimento na unidade de saúde e também na própria residência. Nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde que compõem as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), é realizada a aferição da pressão arterial e o acompanhamento da taxa de glicemia.

"Também orientamos a comer mais frutas e legumes, evitar frituras, salgados e doces e a fazer pelo menos três refeições e um lanche por dia, entre outras orientações", diz a agente de saúde Patrícia Fontes.