Servidores e coordenadores escolares estão trabalhando com afinco para garantir que o Desfile Cívico Estudantil da Rede Municipal de Ensino continue sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações de patriotismo realizadas na capital sergipana. O evento, que acontece neste domingo, 29, às 8h, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, terá como tema ‘Tecnologia: Criatividade que transforma o mundo', e contará com a participação de estudantes de 38 unidades escolares, sendo 32 da rede municipal e seis da rede privada.
Pelotões de alunos abrilhantarão o desfile com temáticas que vão desde a Idade da Pedra até as grandes inovações tecnológicas. "As invenções do Novo Mundo serão mostradas por 60 alunos com idade entre 9 e 12 anos, inseridos no Centro Educacional Ágape, que desfilarão com a banda marcial do Colégio Estadual Valmir Chagas. Todos estão ansiosos para mostrar o que estão aprendendo e produzindo nesses dias que antecedem o desfile", conta o coordenador geral do Centro, Otacílio Lima.
Os personagens do filme ‘Guerra das Estrelas', a evolução das tecnologias e as grandes potências mundiais serão abordadas pelo pelotão de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora. "A unidade escolar vai desfilar com 50 alunos de 9 a 12 anos, conduzidos pela banda marcial da Escola Estadual 24 de Outubro. Com alegria, eles pretendem explorar o imaginário dos que prestigiarão esse grande evento no bairro Siqueira Campos", ressalta a coordenadora pedagógica da Emef, Sílvia Karina Falcão.
Orientações
Servidores e instrutores de bandas da rede municipal de ensino, bem como diretores das escolas particulares que farão parte do Desfile Cívico Estudantil 2010 já receberam as últimas orientações da comissão organizadora do evento, presidida pelo diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Evilson Nunes. Cuidados com a alimentação dos estudantes e a preservação das fantasias, a pontualidade do grupo e a responsabilidade das coordenações escolares sobre as bandas marciais foram pontuados.
"A atuação responsável e eficiente dos coordenadores escolares é imprescindível para que não haja imprevistos no desfile cívico. Certamente, contaremos com a plena disposição de todos, uma vez que o esforço para obter excelentes resultados é grande ", declara Evilson Nunes.
Parcerias
Representantes dos diversos órgãos que vão garantir a organização do evento já se mobilizam para providenciar a limpeza e o fechamento da rua Bahia, instalação de estroncas, vistoria e avaliação da estrutura do palanque, colocação de hastes e pontos de energia, entre outras ações. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal são alguns dos parceiros.
"O Desfile Cívico Estudantil é o maior evento público da rede municipal de ensino, e as inovações vêm desde 2005 com temáticas variadas. Todo o trabalho pedagógico e artístico é transformado numa grande aula pública bem vista pela população aracajuana e pela imprensa local, o que comprova e valoriza o esforço de todos os que trabalham ativamente para garantir a beleza e a organização desse mega evento", concluiu a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.