A capital sergipana acolhe até domingo, 29, o projeto ‘A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante', da Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa recebe o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de outros parceiros públicos e privados. Toda a estrutura do projeto está montada no Parque Augusto Franco (Sementeira). As atividades são gratuitas e destinadas a todas as faixas etárias.
O caminhão da ONG chegou a Aracaju na última quarta-feira, 25, com os profissionais que fazem parte do projeto. A equipe é composta por biólogos que realizam o monitoramento das atividades e ministram palestras sobre as condições atuais da Mata Atlântica no Brasil e no estado onde o caminhão fica estacionado.
Para dar suporte às palestras, a SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolveu o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que aponta que em Aracaju restam hoje apenas 12% da Mata Atlântica original. No Brasil, esse percentual é de 7%.
Apoio
O objetivo da Fundação SOS Atlântica é levar educação e conscientização ambiental para as cidades brasileiras. Segundo uma das colaboradoras do projeto, a bióloga Patrícia Ferrati, o apoio da prefeitura é fundamental para alcançar a meta. "A Emsurb nos deu total apoio e até participa das atividades, com a sua oficina de papel reciclado. A Secretaria de Educação tem feito a divulgação do nosso trabalho nas escolas do município e levado várias turmas para participar das palestras e oficinas", conta Ferrati.
Julia Vitória Costa, estudante da 7ª série da Escola Municipal Jaime Araújo, disse que adorou a visita ao Projeto ‘A Mata Atlântica é aqui'. "Ouço falar muito em preservação ambiental na escola, na televisão, nos livros. Essa visita ao projeto ambiental vai melhorar a nossa visão sobre o assunto", afirmou a estudante.
Trajetória
O projeto ‘A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante' percorrerá 17 estados nos quais ocorrem o bioma. As atividades começaram no ano passado, passando por 45 cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Este ano, mais 40 cidades receberão a visita do projeto. Aracaju é a 12º e, em seguida, o caminhão da Fundação SOS Mata Atlântica parte para Maceió.
Confira a programação deste fim de semana:
28 de agosto (sáb) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público das 9 às 16h
11h - Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
16h - CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.
29 de agosto (dom) - Parque da Sementeira
Atividades abertas ao público das 9 às 16h
11h - Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
16h - Encerramento das atividades.
Durante todo o dia: Exposição fotográfica sobre a biodiversidade da Mata Atlântica de Sergipe; exposição sobre tartarugas marinhas.