PMA realiza Curso de Higienização Hospitalar

Formação para o Trabalho
01/09/2010 15h58
Início > Notícias > PMA realiza Curso de Higienização Hospitalar

As empresas que prestam serviços na área de limpeza estão exigindo do trabalhador que apresente o curso específico. Pensando em atender a demanda de mercado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem realizando treinamentos para o cidadão. Depois da formação de uma turma de agente de limpeza, está sendo realizado o curso de higienização hospitalar. 

O treinamento está acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, núcleo de aprendizado instalado no bairro Porto D'anta. Considerando os resultados, inclusive com alto índice de aproveitamento no mercado de trabalho, e o grande interesse por parte dos alunos, a prefeitura está oportunizando o treinamento de higienização hospitalar.

Com carga horária de 30 horas e aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, a turma está se sepecializando para trabalhar também como agentes de limpeza na área da saúde, ou seja, em hospitais, maternidades, postos de saúde e clínicas.

De acordo com a instrutora Alanea Menezes, a turma está demonstrando muito interesse pelo curso. "Eles estão aprendendo procedimentos diferentes de limpeza. É uma área bastante promissora, essa turma está saindo na frente", comentou ela, acrescentando que, atualmente, as empresas estão exigindo o certificado do curso.

A instrutora citou que a maior curiosidade da turma é com relação a limpeza de matéria orgânica, a exemplo do sangue. "São técnicas e conceitos que evitam a contaminação do ambiente", relatou Alana Menezes.

Esforço 

A aluna Elenilde Oliveira dos Santos, 34, dona de casa e mãe de dois filhos, está superando os seus limites. Ela considera o curso como uma das coisas mais importantes em sua vida, pois depende dele para a profissionalização. Mesmo com o pé engessado, está frequentando o treinamento, auxiliada por uma muleta.

Elenilde dos Santos narrou que chega na unidade às 6h30, aproveitando a carona do irmão. O curso começa às 8h e termina às 11h, contudo, a dona de casa aguarda até às 12h. "Está valendo a pena o meu esforço. Prceiso trabalhar e tenho boas perspectivas após o recebimento do certificado".

Simone Rodrigues, 40 anos, dois filhos, além de dona de casa é estudante do curso de pedagogia no período da noite.  Conforme sua explanação, fez o curso de agente de limpeza em uma escola particular.  "Paguei para fazer o curso e, agora, estou participando do treinamento de higienização hospitalar totalmente gratuito e não deixa nada a desejar. "Aqui existe mais amizade e calor humano que encontramos nos colegas, na instrutora e na coordenadora da unidade", elogiou.