Promover o bem-estar e a saúde é um dos principais compromissos assumidos pelo profissional de educação física. Tudo isso é feito através da realização de atividades esportivas ou de lazer, com o intuito que vai muito além da melhoria da forma física, mas se estende ao aumento da qualidade de vida da população. Esses profissionais, que têm seu dia comemorado nesta quarta-feira, 1º, estão em diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
Na Secretaria Municipal de Educação (Semed) há os profissionais que atuam nas escolas, pois educação física é disciplina obrigatória no currículo da educação municipal. Há também os inúmeros profissionais que atuam no 'Academia da Cidade', vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do programa, que acontece em 15 pólos espalhados em Aracaju, mais de 6 mil pessoas são incentivadas a praticar exercícios físicos de forma descontraída, ao ar livre e em locais de fácil acesso.
Já na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), os profissionais trabalham mais voltados a projetos, como o ‘Segundo Tempo', e ações que conscientizem sobre a importância da prática de atividades físicas. "Para promover a qualidade de vida através do esporte e do lazer, é importante que tenhamos profissionais de educação física bastante qualificados, como os que trabalham no município, que estão prontos para atender a comunidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos", revela a diretora de Esportes da Funcaju, Silvânia Barros.
Educação
Profissional da educação física há mais de 28 anos, Marcos Queiroga é professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck. Há muito tempo se dedicando especificamente à natação, na escola ele lida com crianças de 11 a 15 anos e trabalha principalmente com a iniciação às diversas práticas esportivas.
Segundo ele, o papel principal do profissional da educação física nas escolas é na área de educação. "Muito mais que apenas cuidar do desenvolvimento físico desses adolescentes, estimulá-los à prática de esportes e a ter hábitos saudáveis, o papel de todo professor é, acima de tudo, educar para a vida", defende Marcos.
Ele conta que a existência do dia do profissional de educação física é relativamente novo, mas muito importante. "Esse dia veio valorizar a nossa profissão, que sempre foi muito relegada a segundo plano, mas há algum tempo tem se dado mais valor a esse profissional", diz.
Vitória
Nas unidades de ensino, os professores realizam atividades de cunho mais lúdico e recreativo, já que lidam, geralmente, com crianças e adolescentes de até 17 anos. Mesmo não tendo as competições como foco, esses profissionais acabam despertando o interesse dos alunos para o esporte.
É o caso da professora Meryane Almeida, técnica da equipe feminina sub-14 de handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas. Pela segunda vez consecutiva as meninas conquistaram a medalha de ouro nos Jogos da Primavera.
Segundo as integrantes da equipe, grande parte dessa conquista se deve ao empenho da professora Meryane no trabalho com as jogadoras. "Na hora que tem que dar bronca, ela dá. Mas ela também sabe dar conselhos e conversar. Isso é que nos faz amadurecer e seguir rumo a novos desafios", afirma uma de suas alunas, Raiane Araújo.
Para Meryane, o trabalho do profissional de educação física nas escolas do município é muito importante. "Nós temos um papel fundamental na formação dos cidadãos através do esporte. Nossa função vai muito além da promoção da atividade física pura e simples", enfatiza a técnica.
Ouro
Outro destaque na mesma Emef nos XXVII Jogos da Primavera foi Mirian Jakeline Gomes, aluna do 6º ano, que recebeu medalha de ouro pelo 1° lugar na modalidade ‘Natação Adaptada', competindo na categoria 25m, estilo livre, nado passada. Foram tantas vitórias que o coordenador geral da escola, Claudio Gomes, já pensa em adaptar outras modalidades esportivas na escola, como atletismo e tênis de mesa.
Para ele, essa conquista foi motivo de alegria para toda a comunidade escolar. "Para nós foi uma descoberta tê-la como atleta, já que ela faz um treinamento particular. Esse resultado se deve muito ao empenho da aluna e serve como estímulo para outros meninos e meninas inseridos na rede", assinala. O coordenador ressalta, ainda, que todas essas conquistas refletem na formação pessoal do indivíduo, engrandecendo a qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino.
Karatê
E as vitórias da Emef Presidente Vargas não param por aí. O estudante Aromarques Lisboa, por exemplo, teve notável atuação no terceiro campeonato mundial de karatê, realizado entre os dias 21 e 25 de julho, em Buenos Aires, na Argentina. Ganhador de vários títulos, entre eles quatro sergipanos e um brasileiro, ele concorreu na categoria infanto-juvenil, conquistando a sexta colocação.
Para o instrutor de karatê Osvaldo Andrade, competições como essa contribuem de forma positiva para a formação do indivíduo. "Investimos também em um trabalho psicológico, já que nossa preocupação não está tão somente fundamentada no acúmulo de títulos, mas na importância de educar o atleta para a vida", explica ele.