Semana da Acessibilidade tem início no dia 21

Família e Assistência Social
06/09/2010 15h40
Início > Noticias > 42953

21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. E como já é tradição em Aracaju, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Instituto G Barbosa, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, realizam mais uma edição da Semana da Acessibilidade. O evento acontece de 21 a 24 deste mês.

O slogan ‘Por um mundo sem barreiras, com livre acesso à cidadania' dá o tom da iniciativa. O evento chama a população para debater assuntos como os direitos da pessoa com deficiência, cotas no mercado de trabalho, sexualidade, tecnologias assistivas, educação profissionalizante, esporte e lazer. De acordo o censo nacional do ano 2000, havia cerca de 82 mil pessoas com deficiência em Aracaju e mais de 400 mil no Estado de Sergipe.

As atividades da Semana da Acessibilidade serão abertas com a Caminhada da Superação, no dia 21. Os participantes sairão às 8h da Praça da Bandeira e seguirão em direção à Praça Olímpio Campos, onde acontece a apresentação da banda marcial do Colégio Vitória de Santa Maria e plantio de árvores. De 22 até 24, o evento segue com exibições de filmes, palestras, mesas redondas, debates e trabalhos em grupo.

Lançamento

O lançamento da 4ª Semana da Acessibilidade será no próximo dia 10 de setembro no Hotel Quality, a partir das 8h. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência apresentará aos empresários, demais instituições e à imprensa a programação completa dos quatro dias de evento.

Além disso, a presidente do Conselho, Gorette Medeiros, vai anunciar oficialmente a participação de Melissa Bahia, deficiente visual que é referência em consultoria e capacitação para o mercado de trabalho. Ela participará das atividades no dia 21, quando acontece a entrega do Troféu Pipiri à noite, e também no dia 22.

"Além de debater, vamos fazer uma autoanálise do desenvolvimento, das conquistas na educação, no esporte e de tudo que vem acontecendo. É muito importante fazer esse levantamento", afirma Gorette. De acordo com ela, ao final da Semana da Acessibilidade, será produzido um relatório com propostas de ações para a profissionalização e inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior. Esse documento será entregue à coordenadoria nacional do Conselho, ao Ministério da Educação e às universidades.

Inscrições

Os interessados em participar da 4ª Semana da Acessibilidade devem realizar as inscrições no dia 22 de setembro, primeiro dia de debates, na Sociedade Semear. Para realizar a inscrição é necessário apresentar CPF e RG. Receberão certificados de participação as pessoas que tenham no mínimo 75% de frequência no evento.

Parceiros

Além da Prefeitura Municipal de Aracaju, apoiam o evento o Senac, Faculdade Pio Décimo, Sesi, Poder Judiciário de Sergipe e Governo do Estado. O patrocínio é do Instituto G Barbosa.