Oficina de Papel abre as portas à população

Serviços Urbanos
02/09/2010 14h48
Início > Noticias > 42954

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju desenvolve inúmeros projetos visando sempre a limpeza urbana e a preservação ambiental. Um dos destaques é a Oficina de Papel, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), próximo à Guarda Municipal e à sede da Emsurb. A oficina funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h30.

No local, nove mulheres desenvolvem um trabalho inteiramente artesanal de transformação do papel. De lá saem cestos, kits para escritório, bolsas, murais e até cortinas, entre outros itens. A matéria-prima chega através das doações das pessoas, que tomam conhecimento da oficina ao visitarem o Parque da Sementeira ou em alguma exposição em que os delicados objetos de papel estejam à mostra

De acordo com a coordenadora da Oficina de Papel, Cristina Sales, o projeto não tem fins lucrativos. "Todo material aqui produzido é doado para órgãos públicos, ONGs, feiras e projetos relacionados à educação ambiental", diz. Cristina coordena ainda o curso de transformação do papel, que conta com a instrução das próprias artesãs.

Todas funcionárias da Emsurb, as artesãs executam com os aprendizes o processo completo de produção dos objetos feitos de papel. "Para se chegar ao produto final, o papel precisa ser cortado em tiras. Em seguida, enrolamos essas tiras com um palito para transformá-las em canudos. Os canudos são trançados para dar forma aos objetos", ensina Cristina Sales.

Produção

A coordenadora da oficina explica ainda que, depois de trançados os canudos de papel, realiza-se o banho de cola e depois a secagem. Essa etapa da produção serve para dar aderência aos canudos que compõem as peças. Para finalizar o processo, faz-se a pintura e, por último, passa-se o verniz para impermeabilizar, conferindo resistência à peça.

O curso dura 15 dias e o horário fica por conta do "freguês". "O curso acontece durante o ano todo e não existem horários fixos para a realização das aulas. O aluno pode frequentar de acordo com a sua disponibilidade, desde que obedeça aos horários de funcionamento da oficina", orienta a coordenadora. No momento, quatro alunas estão matriculadas.

Apesar da atual predominância feminina, a coordenadora conta que o curso também é muito popular entre os homens. "É engraçado que atualmente só mulheres estejam aprendendo conosco, pois também é comum a presença de homens em nosso curso. As crianças também participam, ainda que em menor número", afirma.

Curso

Os interessados em participar do curso ministrado pelas artesãs da Oficina de Papel podem pegar a ficha de inscrição no protocolo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, localizada no Parque da Sementeira. Lá mesmo a ficha é preenchida e enviada para aprovação.