Educação municipal empossa novos conselheiros do Fundeb

Educação
02/09/2010 17h48
Início > Noticias > 42960

Na manhã desta quinta-feira, 2, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, promoveu uma nova reunião com o grupo de trabalho formado por coordenadores gerais de unidades escolares. O evento aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

Na abertura, a diretora de ensino da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Guimarães, deu alguns informes sobre o programa de formação continuada Horas de Estudo, que passou a ser oferecido nos dias 23 e 26 de agosto, para suportes pedagógicos e servidores administrativos da rede municipal de ensino. "Os coordenadores têm um papel importante na mobilização dos suportes pedagógicos e servidores administrativos, no sentido de motivá-los a participar do programa", colocou.

O GT dos coordenadores ainda foi marcado pela cerimônia de posse do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A coordenadora da Gestão Escolar da Semed, Maria Virginia de Azevedo, leu o termo de posse dos conselhos e o assinou juntamente com Tereza Cristina. "É muito importante fortalecer a democracia e cumprir a legislação para que o conselho esteja sempre forte e atuante", ressaltou a secretária.

Além de Tereza Cristina, participaram da mesa solene o coordenador geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cláudio Gomes; a presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Maria Elba, e a presidente do Conselho da Mulher, Ângela Maria de Carvalho, que tratou das responsabilidades dos conselheiros.

"Os conselheiros devem exercer o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, transferência e aplicação de recursos, supervisionar o censo escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária, elaborar parecer para instruir a prestação de contas, entre outras atribuições", detalhou Ângela Maria.

Após a apresentação dos novos conselheiros, foram nomeados os respectivos titulares e suplentes, entre os quais havia representantes da Semed, dos professores da rede municipal de ensino, dos coordenadores escolares, dos servidores técnico-administrativos, de pais de alunos, dos estudantes das escolas municipais, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Tutelar do 3° Distrito, que também assinaram o termo de posse.

Nova gestão

"Confiamos que essa nova gestão irá desempenhar com competência o papel que estamos assumindo, sendo que a disponibilidade de cada um em abraçar essa causa já evidencia o interesse de trabalharmos para oferecer uma educação de qualidade", explanou a nova supletente do conselho, representante da Semed, Maria José Guimarães.

Já a representante dos coordenadores escolares, Maria Núbia Guimarães, explicou a necessidade de atuação dos conselheiros. "A participação dos conselheiros no acompanhamento da prestação de contas e fiscalização do desempenho dos gestores é fundamental para a efetivação de políticas públicas voltadas para a educação", frisou.

Logo após a cerimonia de posse, a técnica do setor de pesquisa da Semed, Betisabel Vilar, convidou os participantes para o Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino. "Essa já é a nona edição do evento, que deverá ocorrer no final deste ano. Com ele, teremos novamente um momento para trocar experiências com os colegas em função dos projetos pedagógicos que serão apresentados", explicou a técnica.

No encerramento, a secretária municipal da Educação parabenizou todos os coordenadores escolares pelos bons resultados do Desfile Cívico Estudantil 2010, realizado no último dia 29, no bairro Siqueira Campos. Tereza Cristina destacou o desempenho da comissão organizadora presidida pelo diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes. "Foi uma manifestação que primou pelo coletivo. Um processo articulado que resultou numa linda apresentação, onde os grandes protagonistas foram os nossos alunos e a escola", observou.