Prefeitura de Aracaju capacita educadores sociais

Família e Assistência Social
03/09/2010 11h12
Início > Noticias > 42964

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), está promovendo um curso de capacitação para educadores sociais lotados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e nas Unidades Socioeducativas (USEs). As atividades começaram ontem e seguem nesta sexta, 3, na Estação Cidadania, localizada na rua de Pacatuba, Centro.

Estão sendo realizadas palestras sobre ‘Pedagogia da Presença', ‘Resiliência' e ‘Protagonismo Juvenil', debates sobre os desafios de um educador social, dinâmicas de grupo, apresentação de filme sobre violência infantil e elaboração de um painel em que os profissionais escrevem sobre o que é ser um educador social.

De acordo com a técnica de referência do Cras Gonçalo Rollemberg Leite, Elissandra Barboza, o curso abriu espaço para discussões sobre os anseios diários dos educadores sociais. "A proposta foi abrir espaço para que os educadores falem das suas necessidades e desejos durante o exercício de sua atividade profissional. A capacitação está sendo ótima porque é um espaço para a troca de experiências", afirmou. 

Segundo o educador social do Cras Enedina Bonfim, Danilo Pereira, a capacitação permite que os educadores conheçam melhor os seus trabalhos. "É muito importante um momento como esse, tendo em vista que o último concurso foi feito para nível médio. Então temos pessoas de diversas áreas, e muitas vezes elas não conhecem bem esse trabalho", observou.

Perspectivas

Para o educador social do Cras Jardim Esperança, Igor Moura, a atividade desenvolvida pela Semasc proporciona novas perspectivas para os trabalhadores da Assistência Social que atuam diretamente com grupos vulneráveis. "A capacitação está contribuindo para que nós possamos enxergar novas perspectivas para nosso trabalho, principalmente com os jovens em situação de vulnerabilidade social", pontuou.

"A Semasc teve a iniciativa de realizar esse seminário com os conceitos de ‘Pedagogia da Presença', ‘Resiliência' e ‘Protagonismo Juvenil' para que os educadores atuassem como facilitadores no desenvolvimento das suas atividades", explicou o técnico de referência e psicólogo do Cras Risoleta Neves, Pedro Alves.