Gerentes de USFs se reúnem em apoio à campanha contra o cigarro

Saúde
08/09/2010 16h49

Gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju participaram nesta quarta-feira, 8, de uma reunião estratégica para tratar da campanha 'Respire Qualidade de Vida: Aracaju sem cigarros'. A campanha da Prefeitura de Aracaju vem conscientizar a sociedade sobre os riscos do tabagismo, ao mesmo tempo em que celebra o título de capital com menor índice de fumantes do Brasil.

Além das gerências das USF, o encontro contou com a presença de alguns coordenadores de programas de saúde de Aracaju e do secretário municipal de saúde, Antônio Samarone de Santana. A reunião teve como objetivo apresentar os índices relativos ao uso do tabaco em Aracaju e o cronograma da nova campanha.

"Iniciamos hoje a campanha e essa reunião é um momento de traçar diretrizes. Vamos conversar com os gerentes sobre a importância da participação deles para que possamos alcançar o objetivo desta campanha, que consiste em um trabalho educativo de combate ao tabagismo em ambientes fechados e coletivos", destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica.

Para a gerente da Unidade de Saúde Fernando Sampaio, Renata Almeida, a reunião foi importante por conclamar os gerentes das unidades. "Os gerentes são verdadeiros multiplicadores da boa informação nas unidades em que trabalham. Esse momento é imprescindível porque nos convoca a somar forças na conscientização dos usuários da rede básica de saúde", disse.

Cronograma de ações

Até 1º de outubro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão visitando órgãos públicos, escolas e estabelecimentos de saúde públicos e privados, supermercados, shoppings e grandes estacionamentos. "Estaremos intensificando as ações de promoção à saúde e de conscientização sobre os males causados pelo cigarro, em especial em ambientes coletivos e fechados. Queremos não apenas manter o nosso título, como pretendemos reduzir ainda mais o número de fumantes na capital sergipana", explica o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone.

As abordagens educativas de combate ao tabagismo incluem a distribuição de panfletos e adesivos. Nesta quarta, 8, as ações aconteceram no Centro. No próximo dia 10 a campanha segue para os shoppings da cidade. De 3 a 17 é a vez das escolas públicas municipais receberem a visita das equipes anti-tabagistas. No dia 25 de setembro a campanha ‘Respire qualidade de vida' vai estar em redes de supermercados e hotéis da capital sergipana.