O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou nesta quinta, 9, em Brasília, de uma reunião para tratar da nova etapa do PAC 2, destinada a obras nas áreas de saúde, educação e lazer. Também participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Quartel General do Exército, os secretários municipais Jeferson Passos (Finanças), Dulcival Santana (Planejamento) e Paulo Costa (Obras e Urbanização), os secretários de estado Valmor Barbosa (Infraestrutura) e Lúcia Falcón (Planejamento), além de prefeitos de municípios com mais de 50 mil habitantes, capitais e cidades que integram regiões metropolitanas.
Na oportunidade, a equipe do Governo Federal detalhou os critérios e regras para apresentação de projetos, que devem ser direcionados à construção de creches, escolas, quadras, unidades de saúde e praças, nos moldes da Praça de Juventude. "Vamos constituir um grupo especificamente para elaborar novos projetos nessas áreas. Tudo deve ser feito com dedicação e agilidade, já que a apresentação dos projetos deve ocorrer em outubro. Queremos mais uma vez captar o maior volume possível de recursos federais", informou Edvaldo Nogueira.
Segundo ele, até o fim deste mês o Governo Federal vai divulgar a lista final dos projetos inscritos na etapa do PAC 2 destinada a obras de infraestrutura. Sete projetos apresentados no mês passado pela Prefeitura de Aracaju foram pré-selecionados, totalizando cerca de R$ 82 milhões. Os investimentos vão beneficiar os loteamentos Nova Liberdade, Marivan e Aruana I e II, a comunidade Pantanal e o bairro Santa Maria. Nesses locais serão realizados serviços de macro e microdrenagem, urbanização, construção de canais, restauração de vias e construção de 520 unidades habitacionais.
Ministério das Cidades
Nessa quarta-feira, 8, a equipe da Prefeitura de Aracaju esteve reunida com técnicos do Ministério das Cidades para tratar dos projetos já apresentados pela administração municipal. De acordo com o secretário de Finanças, Jeferson Passos, todos as propostas foram recebidas sem ressalvas e têm sinalização de aprovação. "Os técnicos do Ministério das Cidades elogiaram bastante a qualidade dos nossos projetos. Disseram que estão completos e sem erros, e por isso acreditamos que todos serão aprovados", disse.
A liberação de recursos federais, segundo Edvaldo Nogueira, vai acelerar ainda mais o desenvolvimento de Aracaju. "Os projetos que apresentamos são fundamentais para a cidade porque contemplam localidades que carecem de investimentos em infraestrutura. Com esses recursos do Governo Federal vamos dar continuidade a essa onda de crescimento que Aracaju e o Brasil experimentam, levando mais qualidade de vida à nossa população", ressaltou o prefeito.