Na manhã desta sexta-feira, 10, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Instituto GBarbosa, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, ofereceu um café da manhã para a sociedade civil organizada e empresários sergipanos para apresentar a programação da 4ª Semana da Acessibilidade, que acontece de 21 a 24 deste mês. O lançamento ocorreu no Hotel Quality, com a participação de representantes do Ministério Público de Sergipe e da Delegacia do Trabalho.
"A realização de mais uma Semana da Acessibilidade é fruto dos esforços que todos nós temos feito para combater o preconceito e garantir os direitos de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Felizmente hoje constatamos que o olhar do cidadão já é diferenciado e a aceitação e o respeito já são realidade", declarou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros.
Segundo ela, um dos objetivos da 4° Semana da Acessibilidade é ampliar as discussões sobre a inserção de pessoas que tem algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. "Eventos como esse são importantes para juntar pessoas, entidades e todos que buscam uma solução para a problemática da inclusão de portadores de deficiência na sociedade e no mercado de trabalho. Já tivemos muitos avanços na legislação brasileira, mas a nossa luta não é somente pelo cumprimento das leis, e sim por conscientização", destacou a presidente do Instituto GBarbosa, Nadja Mattos.
Tema
‘Por um mundo sem barreiras e com livre acesso à cidadania' é o tema da 4° Semana da Acessibilidade e também é uma das bandeiras de luta do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. "Buscamos conscientizar a sociedade sobre a necessidade de assegurar educação, trabalho, saúde, esporte e lazer para pessoas com deficiência. É só isso que queremos", disse o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Liceu Dantas.
Durante quatro dias de programação, a sociedade vai poder debater assuntos como os direitos da pessoa com deficiência, cotas no mercado de trabalho, sexualidade, tecnologias assistivas, educação profissionalizante, esporte e lazer. Os debates são de grande relevância para a população, já que, segundo o último censo, são mais de 82 mil pessoas com deficiência em Aracaju e mais de 400 mil em Sergipe.
Inscrições
Os interessados em participar da 4ª Semana da Acessibilidade devem realizar as inscrições no dia 22 de setembro, primeiro dia de debates, na Sociedade Semear. Para realizar a inscrição é necessário apresentar CPF e RG. Receberão certificados de participação as pessoas que tenham no mínimo 75% de frequência no evento.